MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Gente discreta - Chalana Marques...


Gente discreta do mundo dos toiros






Francisco Marques "Chalana"




O Chalana é toda uma figura. A sua forma de estar no mundo, o seu passado como forcado e o seu elevado conceito de amizade fazem dele um tipo impar.
Alcochetano de nascimento, começou nos Amadores do
Montijo, e mudou-se depois para os Amadores da sua terra. onde o tempo e o modo de viver a vida de forcado o celebrizaram.


Pegou de caras alguns toiros, mas foi como rabejador que se firmou na formação do grupo em Praça. Rabejou muitas cernelhas, a maioria delas com o seu especial
amigo João Pedro Bolota. A sintonia que estes dois forcados exibiam em praça, foi transportada para a vida, e assim é, que onde está um o outro andará por perto, e na cumplicidade tornam-se quase irmãos. O Chalana não sabe o que é trair.
Se dúvidas houvesse quanto á sua forma de estar no mundo, estas dissipavam-se ao ver a força dum cartel do Festival realizado em sua honra, onde surgiram nomes como o de Diego Ventura e seu pai retirado já há alguns anos, que não quiseram faltar á festa do amigo. 
A forma discreta como se move, e o sem numero de amigos que grangeou na "FESTA", são a prova provada duma dignidade exemplar.

Homens como o Francisco Marques representam

 o que há de melhor no mundo do toiro...