MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O clero e a Festa - História...

O PAPA e a "FESTA"

Este Santo Padre pediu a demissão, deu de frosques...


 
Como disse um dia Miguel Ortega Claudio, ninguém acredita que tal como alguns politícos, o Papa tenha pedido a demissãp para se voltar a candidatar.

Este papado, não foi um papado brilhante, mas pelo menos, o PaPa  BentoXVI não é nem nunca foi antitaurino, tal como o Papa Francisco também não o é. 
Como será o que vier a seguir ??? Não há muito a temer, porque na longa história da igreja católica Apostólica Romana, só se conhece um PAPA anti taurino, que foi Pio V  mas que nada ganhou com isso.
O Papa Pio V,  proibiu a prática das corridas de toiros.  As pessoas, no entanto, ignoraram o decreto papal e continuaram a saborear a festa brava, forçando o papa Gregório VIII a negar o decreto, seguindo o conselho do escritor e místico Fray Luis de León, que disse que "as touradas estão no sangue do povo Ibérico, e as corridas não podem ser interrompidas sem enfrentar graves conseqüências. "
O Povo é quem mais ordena, mas suponham que vem um PAPA mais novo e esquerduço, que além de acabar com o celibato dos padres, de deixar de condenar a pilula etc... pensa também em ser contra as corridas ??? Pode ser que se lixe... Por razões misteriosas - segundo dizem -, o Papado de João Paulo Iº durou só um mês...

E que tal uma Papisa como "João Paulo VI" ???
Esta história da PAPISA começou a rondar a Europa entre os anos 850 e 858. Para alguns, uma mera lenda – para outros, um dos maiores segredos da Igreja Católica.
A lenda da Papisa Joana conta a história de uma mulher muito sábia que governou a maior igreja do mundo, por dois ou três anos.

Existem diversas versões para tal personagem. Uma delas afirma que Joana havia nascido no oriente, com nome de Giliberta, e vestia-se de homem para estudar Filosofia e Teologia. Sendo o estudo proibido à mulheres, por aí percebemos o quanto uma mulher tornar-se líder da maior instituição da época era algo grave. Por isso alguns acreditam que os Católicos Ortodoxos possam ter implantado essa lenda para macular o nome da igreja “inimiga”.

Depois de algum tempo, Joana (ainda como homem), impressionara os doutores da Igreja Católica com sua sabedoria. Após a morte do Papa Leão IV, ela/ele assumiria o cargo papal como João VII. A mesma versão também conta que Joana tinha-se apaixonado por um guarda suíço e engravidara dele.

Já a versão difundida pelo cronista Martinho de Opava conta que Joana havia nascido na Alemanha, e era filha de um casal inglês. Na idade adulta, casou-se com um monge e foi morar na Grécia, onde se vestia de homem para não causar escândalos. Começou então a chamar-se Johannes Angelicus, e tornou-se monge, e posteriormente um cardeal (João, O inglês). Após a morte do Papa Leão IV, com voto unânime, tornou-se Papa. Nessa versão também engravidara ( não havia pilula nessa altura e o falivel método de "Ogino -Knauss além de falivel, não tinha sido ainda inventado...).

A justificção de ninguém descobrir o estado interessante da PAPISA, foi o facto das roupas do Papa serem largas o suficiente, para não se perceber uma barriga.

Para a morte de Joana também existem duas versões:

Na primeira delas, ela morreu com complicações no parto enquanto os cardeais gritavam ao pé da cama: “É um milagre!”. A propósito desta versão, digo eu : "Pode ter sido..."

Na segunda, Joana teria as dores do parto no meio de uma procissão e morreria apedrejada pelos fiéis, pois eles acreditavam que o trono de São Pedro havia sido profanado. Digo eu : "Esta versão parece que não casa bem..."

Até hoje pouco se sabe sobre o quanto há de verdade nesta história.

Um fato muito peculiar é que uma das cartas do Tarot tem  “A Papisa” a representar a “sabedoria e a chave de todos os mistérios do mundo”.

CONCLUSÃO :

Um Papa progressista pode ser perigoso, uma Papisa só é perigosa se for feia e mal amada...