MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Linguagem corporal dos cavalos...

Linguagem corporal dos cavalos



 
Contente: existe uma aparência suave nos olhos e todos os seus músculos estão relaxados por completo. Suspirar, lamber os lábios e relaxar a boca também podem ser indicativos desse estado emocional.



Relaxado: quando o cavalo está totalmente à vontade, olhos parcial ou totalmente fechados, cabeça baixa e músculos relaxados.


Aborrecido/Estressado: o cavalo pode fixar suas orelhas, torcer ou agitar o rabo e ter um olhar mais rígido. Ranger os dentes, evitar as mãos do cavaleiro ou treinador ou suas ordens quando sobre a sela. Geralmente seu corpo inteiro apresenta uma rigidez.


Agressivo: o cavalo fixa suas orelhas e pode entortar seu lábio superior. Ele balança seu traseiro para quem está tentando controlá-lo e costuma olhar fixamente para seu olho. É como se ele quisesse dizer: “Saia do meu caminho!”.


Com medo/Ansioso/Nervoso: É típico que o cavalo erga a cabeça e seu pescoço o mais alto possível e seus músculos ficam tencionados. Ele pode ficar trêmulo, seu rabo fica colado aos seus membros posteriores, inquieto andando em círculos e ele pode ranger os dentes.


Alerta/Focado: As orelhas estão apontando na mesma direção que seus olhos. A cabeça e o pescoço ficam erguidos, seu olhar brilha e o rabo pode ficar levantado.