MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 5 de março de 2017

Quase não há carnavais taurinos...

Já quase não há carnaval taurino....



Os leitores lembram-se dos carnavais taurinos ????

Pois é, quase acabaram...



Não havia praça de toiros que não tivesse o seu espectáculo nesta época e muitas vezes dois espectáculos.
O Campo Pequeno enchia, Azambuja tinha gente, Moita, Chamusca, Montijo, igualmente e até me lembro de ter esgotado a praça de Setúbal num domingo de carnaval. Algumas praças Alentejanas também tinham os seus espectáculos.

Passaram os anos,e foram sobrevivendo poucos.

Esses espectáculos carnavalescos fomentavam a aficcion nos mais novos que tinham nesssa época os seus primeiros contactos com a "FESTA" com o que isso tem de positivo. Os cavaleiros amadores começavam as suas épocas no Carnaval, e os Forcados juvenis tinham a oportunidade de se mostrarem e desenvolverem a sua arte ( tal como os cavaleiros ) com praças compostas de um público que os apoiava de forma incondicional.

Hoje o que está dar são as mamas e nadegas ao léu, plumas e samba, numa imitação parola do carnaval no Brasil. As imitações são sempre piores e algumas vezes muito piores que os originais, senão vejamos : No Brasil as mulheres estão morenas e são por norma jovens, enquanto que por cá as sambistas vão dos 15 aos 60 anos, e apresentam-se de cor leitosa, arrepiadas de frio com pele de galinha, com os bicos do peito reduzidos ao minimo dada a temperatura baixa e muitas com a barriga descaída. Do outro lado do Atlântico todos se maneiam com carnes riginhas ao ritmo da música que nasceu com aquela gente, por cá baloiçam a celulite de forma desenfreada, numa réplica burlesca ao carnaval do Rio de Janeiro. É um dó....

Posto isto, afirmo : "Que saudades eu tenho dos carnavais taurinos com anões e tudo..."