MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Crónica de SOUSEL...

Sousel é diferente


Não se podem emitir opiniões, criticando  uma corrida em Sousel tal como em Mourão, sem ter em conta determinadas especificidades. 
Em primeiro lugar o deduzido diâmetro da praça, e depois o facto da ausência de trincheira, que põe o público em cima da praça afectando o comportamento dos toiros e dos cavalos, sabendo nós que há cavalos que em arenas muito grandes ( Santarém) por vezes perdem o sitio.
Para os toureiros o que as corridas nesta praça têm de positiva, é o facto dos aficionados estarem a viver uma festa única ( arraial com merendas) o que os torna menos exigentes.
É á luz destas premissas que vou comentar a corrida.

Os toiros da ganadaria "Silva Herculano" cumpriram na generalidade...

MARCO JOSÈ

Duas lides em que procurou estar corecto mas sem emoção.

P. J. dos SANTOS

Tentou animar a malta e a espaços conseguiu, com lides vistosas e alguns ferros de valor.

PARREIRITA CIGANO

Este jovem que neste dia fez a sua apresentação esta temporada e que apresentou dois cavalos novos, esteve irregular, mas não deixam de ser dele os ferros mais emocionantes da tarde, como também foi ele que mais arriscou nos compridos.


Grp de Montemor -Vasco Ponce, ao primeiro intento, António Calça e Pina, ao segundo e João Vacas de Carvalho, ao primeiro bom intento. Pelos das Caldas, foram para a cara dos toiros, os forcados André Martins, em consumação à terceira tentativa, Sebastião Manuel à primeira e José Maria Abreu, também à primeira, na mais vistosa pega da tarde..