MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 23 de abril de 2017

Efeméride - José Maldonado Cortes..

 Resultado de imagem para jose maldonado cortes

Fez no passado dia 22/04/17, 55 anos que tomou a alternativa Mestre José Maldonado Cortes. 

 Nasceu em Etremoz a 2 de Junho de 1938, é um dos cavaleiros mais antigos de alternativa.Estreou-se como amador na Praça de Touros da sua terra em 4 de Março de 1954, logo se tornando notado o desembaraço e o sentido espectacular do seu toureio.
Tomou a alternativa na Praça do Campo Pequeno no dia 22 de Abril de 1962.Foi seu padrinho Pedro Louceiro que se radicou no México, natural de Sousel (já falecido), e no cartaz figuravam Luis Alviz e Joaquim Barroca, e os Forcados Profissionais de Lisboa, capitaneados por Adelino de Carvalho(hoje inexistente).
 
Cavaleiro experiente, com estilo movimentado e alegre e um conhecimento profundo da lide e dos terrenos e das condiçôes de cada touro.
Tem actuado em todas as praças do país e estendido as suas actuaçôes ás principais arenas de Espanha, França, México. África Indonésiae nâo só.
Foram seus Peôes de Brega principais entre outos, Albino Fernandes e Aberto Reimâo(já falecido)
 
MOITA DA CRUZ