MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 16 de maio de 2017

A Tauromaquia e a violência...

Tauromaquia - Violencia e justiça leve...

Eu sei que vai ser polémica este meu escrito, mas é o que penso...

Vivemos num mundo de violência, porquê ???


Resultado de imagem para bullying figueira da foz

Este caso nojento de violência de 8 jovens contra um na Figueira da Foz no ano passado, é um exemplo a analisar. 
Chega-se a este ponto, porque os 8 foram criados numa espiral de irresponsabilidade e o rapaz de 13 anos não foi ensinado a defender-se. Se fosse outro tinha-se virado de mau modo.
Li naquela altura, que as raparigas estavam no psicólogo porque estavam a passar mal. Meia dúzia de chapadas na tromba, na minha opinião, era fundamental antes do psicólogo... 

Quando eu era miudo havia pequenas brigas nas escolas que logo eram resolvidas pelos próprios miúdos e  as próprias crianças rejeitavam a cobardia e defendiam-se umas ás outras. Resumindo, era feio ser cobarde...
Hoje o respeito quase desapareceu, é vulgar ver-se crianças a fazerem birras em público batenndo no pai, na mãe, na avó e no avô. Dantes, quando queriamos dizer que uma coisa era péssima, diziamos : "É pior que bater na Avó"... Hoje, arrear nos progenitores, é tão natural que um amigo meu ouviu há dias esta conversa entre dois miúdos : " Ó Bernardo, bateste na tua avó ? Respondeu o outro : "Não havia de seres tu a bater-lhe, que nem a conheces"...
Familias disfuncionais sempre houve, e tudo o que li sobre este tema, leva-me a concluir que nada se fez além de calalogar e tipificar...

Se a impunidade no nosso País é grande, no estrangeiro é pior, e por isso se encontram jovens que matam outros jovens, professoras e professores. Para tudo isto, o remédio reside nos psicólogos... o que é manifestamente pouco, como se comprova.

Resultado de imagem para pedófilos

Há ainda o caso dos pedófilos, que normalmente são associados a desiquelibrios mentais, e neste caso, apetece-me dizer, como dizia na sua simplicidade um tractorista duma casa onde trabalhei, quando há hora da ferra ao trabalho discutia com uns camaradas de trabalho um caso de pedófilia descoberto na região. Um dos presentes argumentava que o dito pedófilo era doido, e o tal tractorista contrapunha : " É doido, é doido mas não lhe dá para enfiar paus pelo cú acima..."

Resultado de imagem para andy cartagena agredidoResultado de imagem para andy cartagena agredido

As manifestações dos Antitaurino, protegidas pela Policia, em que os manifestantes insultam os aficionados, são outro exemplo de complacência para com a violência. Com que direito vai meia dúzia de tipos perturbar milhares de pessoas insultando-as ???
Por se sentirem impunes vão crescendo, não em numero, mas na violência que vai do apedrejamento em Valência, profanação da campa de Julio Robles, do atear fogo á casa do Francês lider do taurinismo no seu País, até ao arremeso de tinta a A. Cartagena bem como ao seu cavalo.

Liberdade é um estado que confere plenos poderes ao indivíduo e pode ser usada de várias formas, mas só quando bem entendida, porque só assim criará limites e regras que tornarão a convivência entre os homens harmoniosa e gratificante..
Partindo do princípio que todos os homens nascem livres e iguais perante a lei, com direitos e obrigações, podemos usar o direito à liberdade para o lado positivo ou negativo com consciência, mas têm que ser cobrados de forma dissuadora pela sociedade os que confundem liberdade com libertinagem, enquanto as autoridades têm o dever de criar as condições necessárias ao funcionamento livre do cidadão..
Alguma coisa tem que mudar...