MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Ao sabor do pensamento- Moita da Cruz..



GUSTAV ZENKL-Nasceu em Viena de Áustria, radicou-se em Portugal, com três anos de idade, na casa Emilio Infante da Camara, onde se tornou aficionado ao toureio a cavalo. Na Páscoa de 1968, foi-lhe concedida a alternativa na Praça do Campo Pequeno.
Foi um cavalheiro «sui generis». Faleceu prematuramente.
Jamais te esqueceremos.

QUERENÇA-O touro tem como qualquer outro animal, os seus gostos e caprichos e demonstram-nos pela marcaçâo de certos sítios e paragens, onde vâo frequentemente, por ali se sentirem melhor.

TOURO BRIGÂO-Em todas as manadas existe sempre um touro brigâo ao qual os espanhóis chamam «Manton». O fim deste touro é quase sempre trágico.As brigas entre touros sâo terríveis.
Por regra geral, o touro no campo é inofensivo. leal e nobre.Perigosos sâo  apenas os que se isolam.Aí todo o cuidado é pouco.

GANADARIA DOMINGOS ORTEGA-Esta ganadaria foi fundada no ano de 1913, pelo matador de touros Domingos Ortega.
A viúva de Murube, vendeu a sua ganadaria a D. Eduardo Ibarra, que anos depois foi vendida metade, em 1903 a D. Fernando Parladé, que por vez a cedeu a D.Luís Fernando Parladé. que por sua vez a cedeu a D. Luís Gamero Cívico. Por falecimento deste, foi herdada pelos filhos que a venderam ao ganadero D. Blanco. de Salamanca, a quem Domigos Ortega a adquiriu.
Moita da Cruz