MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Crónica de Salvaterra- Bela corrida...

Um corridão á altura do homenageado, SENHOR João Ramalho...
 

Ao começar a escrever esta crónica, veio-me á ideia um velho slogan que aparecia nos carteis antigos que rezava assim " Serão lidados toiros das afamadas ganadarias x,y, e z... "

Efectivamente a empresa apostou e bem, numa corrida invulgarmente séria. Tão séria que poucos assobios se ouviram da parte do público, que com o decorrer do espectáculo foi tomando consciência das dificuldades e do perigo.

Ant. RIBEIRO TELLES

Deu uma verdadeira lição de toureio clássico. Se alguém tivesse dúvidas de que é o maior interprete do classicismo, ontem teria com certeza dissipado essas dúvidas.
Não podia ter estado melhor.
A lide, tendo em conta o eterno segredo das distâncias e dos terrenos - segredo que só os eleitos sabem desvendar em tempo real - a juntar á verdade das sortes, deliciou os aficionados nos dois toiros, todavia com um ligeiro maior destaque no segundo que lidou.
Uma actuação para recordar e juntar a umas tantas que lhe vi ao longo da sua carreira, actuações essas,  que se fosse possivel ligar o meu pensamento ao computador, seria capaz de as reproduzir de fio a pavio... 

FRANCISCO PALHA

Mostrou uma vez mais que a valentia mora com ele.
A "sorte de gaiola" que executou ao primeiro que lidou arrepiou toda a gente, pena foi a colhida que se seguiu que podia ter tido consequências bem gravosas. Depois desses momentos de apuro veio ao de cima a sua raça e profissionalismo conseguindo alguns ferros de mérito..
Foi visivelmente limitado pelas dores que mais brilhou, no segundo que lhe tocou em sorte. numa excelente série de curtos a um manso de compêndio mal intencionado.                
Uma tarde de grande dignidade para este jovem cavaleiro...

FORCADOS :

Depois do que vi, manda o sentido do respeito que os forcados inspiraram nesta tarde a todos os presentes, não destacar nenhum dos dois grupos ( Santarém e Lisboa ), nem nenhum Forcado, tal foi a entrega na resolução dos problemas, e a forma como todos honraram a história  dos respectivos grupos e a história do Forcado Amador...

Os Prémios de Bravura e Apresentação foram para a Ganadaria "GRAVE", sem o mínimo de contestação, o que prova a justeza do júri.