MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 16 de maio de 2017

O PAPA não vai ao C. Pequeno...

Pese embora a força do cartel, Sua santidade o Papa FRNCISCO não vai ao C. Pequeno



O Santo Padre não vai ao Campo Pequeno e é pena,,,
Todos sabemos que Sua Santidade tem a agenda completamente preenchida e também sabemos que não sendo aficionado não é ANTITAURINO.
Que se saiba, só houve um Papa Antitaurino que foi Pio V.
 Este Papa proibiu em 1567 as corridas de toiros e ameaçou que excomungava quem organizasse esses espectáculos ou a eles assistisse promulgando a bula " De Salutis Gregis Dominici", mas tal como os ANTIS  de hoje era incoerente. A prová-lo estão os factos, do seu apoio á liga contra o Imperio OTOMANO, a expulsão dos Judeus da sua jurisdição, tendo sido também comissário da Inquisição.
Em Espanha Filipe II cagou para o Pio V, os franceses da Provença e da região Landesa também, e por cá o nosso Rei igualmente.
Sucedeu a este assassino do pio V, um Papa porreiro que logo apagou tal determinação.

Em todas as praças de toiros ou quase há uma capela onde os artistas vão rezar antes de parirem a sua arte.
Acaso há algum estúdio de algum pintor com capela,  ou há capelas nas salas de espectáculos ( teatro, canto e bailado ) ??? Que eu saiba não há, o que prova a religiosidade das gentes dos Toiros...

O Humanismo do PAPA Francisco, tal como a sua mensagem social com certeza que encontravam eco no Campo Pequeno cheio. 

Estou em crer, que se o Papa viesse á corrida de 5ª feira, sairia de lá aficionado...