MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Tauroética - Um livro recomendado..

Tauroética” é o título de um interessante livro, publicado em Espanha em Outubro de 2010 e a 2ª. edição em Novembro do mesmo ano, onde se pode ler na contra-capa:

 Resultado de imagem para tauroéticaResultado de imagem para tauroética
  “Quienes piden que se prohíba la fiesta taurina no lo hacen por razones estéticas ni dudan de que sea tradicional sino que cuestionan su moralidad. A fin de cuentas, se trata de una cuestión filosófica, no folclórica o sentimental. En ella se centra este libro. No es un legato a favor de las corridas de toros, sino contra las argumentaciones moralistas de quienes quieren surprimirlas. Sobre todo, es una reflexión sobre nuestras relaciones com los animales y la diferencia esencial entre los miramientos que debemos tener com ellos y las obligaciones éticas que tenemos com los humanos.”

O Autor, Fernando Savater, foi durante 30 anos professor de filosofia no País Basco e também em Madrid. Aficionado da tourada, mas a sua paixão predominante está nas corridas de cavalos.