MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 14 de maio de 2017

Tauromquia- Do Cairo ao Mundillo...

Tauromaquia - De Alexandria ao Cairo, do Egipto ao Mundillo... 

 

Do Cairo ao Mundillo
 Resultado de imagem para Eça de queirós de alexandria ao cairoResultado de imagem para mundillo taurino

A propósito da crise no Egipto, resolvi ler de novo o livro “ De Alexandria ao Cairo” de Eça de Queirós, livro esse a que me já referi pelo menos uma vez neste blogue.
A obra com 75 páginas é estupenda, como tudo o que foi escrito pelo autor ( sempre afirmei a minha paixão Queirosiana ) e lida hoje, dá-nos a possibilidade de compreender melhor o que se passa no Egipto e no mundo.
As três principais classes sociais nesse país hoje em convulsão, eram : “Fellahs, Sheiks e Paxás que aproximadamente equivalem hoje, Fellashs = operários e agricultores, Sheiks = classe média alta , comerciantes e  industriais, Paxás = grandes capitalistas e políticos”. Estas classes tinham privilégios e deveres que, projectados no Egipto de hoje levaram ao estado actual com reflexos em todo o mundo árabe e não só. Atenção…
Senão Vejamos o que diz o autor:

Além do mais há as imposições repentinas.
 Para concluir uma obra, o Paxá impõe um tributo de 20 camelos, 200 homens e 20 jumentos. O Sheik chefe da aldeia faz a distribuição: os que podem pagar dão um Bakchich ( Suborno)  em ouro ao Sheik … e ficam pobres ; os que não podem pagar são entregues aos emissários do Paxá….”
O imposto é o terror do Fellah. Quando o Sheik deva um certo imposto toda a aldeia é solidária. De resto se o Sheik não apresenta a soma exigida, é bastonado até que o arrange”.

É evidente que há um certo paralelismo entre este retrato de Eça, se actualizado, e o que se vive com maior ou menor força nos países em crise.
O nosso país não foi invadido por  Nubios, Turcos, Persas, Búlgaros, Abissínios, Judeus, Arménios e Árabes do Magreb, como o Cairo a cidade “Das   mil e uma noites” ; mas foi invadido, por Ucranianos, Brasileiros, Romenos, Moldavos, Paquistaneses, Bielorussos, Chineses, e Africanos.
Esta maciça invasão tenderá dentro de alguns anos a uma descaracterização de um povo, e mais ainda isso será evidente, se não se defender com unhas e dentes a nossa cultura e as nossas tradições.
Só há uma maneira de suplantar este sufoco, é agarrarmo-nos ao que é nosso, história, cultura e tradições, não deixando que meia dúzia de patetas destruam um passado de oito séculos que nos une, em nome de hipócritas sentimentos, que escondem complexos de inferioridade por não serem capazes de fazer o que fazem os interpretes das diversas vertentes da arte de tourear. Sim meus amigos, porque o problema reside mesmo, nesses complexos e respectivos recalcamentos.
Os Paxás actuais ( Potitícos) estão-se cagando para a história e para tradição, e tudo o que é representado por meia dúzia de tipos barulhentos é aceite de bom modo para distrair, já que quem não protesta não incomoda e se ainda por cima essa maioria se entretém em brigas fúteis, como os Fellahs brigavam por um lugar no chão para se sentarem na praça ou por um odre cheio de água, mais facilitada está a vida dos Paxás que sem mundo vivido, sobrevivendo só por serem politiqueiros, cada vez mais são apátridas.
As forças gastas em guerrilhas e ódiosinhos dentro do planeta dos touros, têm que ser potencializadas na defesa da “Festa” focada na sua resplandecente imaginação, sem fundamentalismos e rancores pessoais que se sobreponham aos interesses de todos.
A propósito de imaginação retirei mais este trecho do citado livro :

A imaginação que se não modifica, que se não civiliza, perpétua revoltada e perpétua nómada, a imaginação que depois de vencidas as paixões pelo código penal, tem que ser ainda, só ela, bárbara, valente , espontânea, natural e livre.

Temos que acreditar na imaginação daqueles que defendem de forma entusiástica a FESTA, que os há e podem arrastar muita gente, de forma bárbara se for preciso, valente, espontânea, natural e livre.   

Não podemos cair naquele estado a que os Árabes chamam “Kiéf”, que se resume numa espécie de desmaio vivo, em que a vida se torna passiva e o cérebro vive no fundo de um sonho.