MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

C. Pequeno - M.Jorge transporta uma história

Manuel Jorge de Oliveira no C. Pequeno e a sua história..



Conheci este cavaleiro desde os seus começos o que me permite recordar parte da sua história no que diz respeito aos cavalos mais importantes da sua vida e não só.

Resultado de imagem para manuel jorge de oliveira cavaleiro

Em amador foi brilhante com os cavalos "Elmo" e "Bafejado" aos quais juntou no ano da alternativa os "Debate". "Gafanhoto" e "Felá" ( este versadeiramente extraordinãrio) todos pretos e de ferro Ortigão Costa. Nos dois anos que se seguiram apareceu com os "Jaguar", "Jogador", "Mifiànico" e "Mafarrico" também pretos e com ferro Ortigão Costa.
Aparece depois a época dos alazões com o mesmo ferro, dos quais destaco o "Jofre", o "Ibo" o "Koorum", o "Jubileu" ( quiçá um dos dois melhores que teve", o "Foguete"e a "Má Fé".
Surge depois a época dos cavalos de ferro João Anão com o "Principe", "Redondo" e "Reguila".
Muitos mais cavalos poderia citar, mas limitei.me aos mais marcantes localizados no tempo..

Foi com base nesta cavalaria, que triunfou por toda a Espanha nomeadamente em(Madrid, Sevilha, Barcelona, Málaga e Albacete...
Em França teve èxitos notáveis nomeadamente em Mejanes omde mais que uma vez conquistou o "Rojão de ouro" na que á época era considerada a corrida mais importante do calendário taurino Francês..

É esta figura que poderão rever 5ª feira no Campo Pequeno...