MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Crónica - Benedita, casa cheia...

"BENEDITA CASA CHEIA " por J. Moita da Cruz
 

Realizou-se ontem á tarde na aficionada terra da Benedita, uma corrida de touros, cuja receita reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários da terra, cujo fim será a compra de uma vatura para combates a incêndios.

O cartel era composto por um curro de novilhos da Casa da Avó, que sairam magros e sem força exepto dois, mais compostos de carnes.

Cavaleiros Paulo Jorge Santos, Jacobo Botero e Miguel Moura.

Forcados do Ribatejo, Tomar e Coimbra, comandados pelos respectivos Cabos. Pedro Espinheira, Marcos Jesus e José Freire, que cumpriram com valentia e eficácia.
Fez a sua despedida Rogério Vieir dos Amadores de Coimbraa, com a realizaçao da melhor pega da tarde.

Paulo Santos, no seu primeiro fracote e sem agressividade, andou regular nos compridos, melhorando a sua actuaçâo na ferragem curta, com sortes variadas, tendo terminado com piruetas e um magnífico par de bandarilhas, tendo sido muito aplaudido.
No segundo a lide resultou irregular, com alguns falhanços, terminando com um cavalo preto que de toureiro tinha zero....enfim!

Jacobo Botero, recebeu o seu primeiro, que saíu com codícia, tendo cravado dois compridos bem delineados, e com boa brega.Nos curtos realizou Jacobo, uma lide variada, que chegou ao público com entusiasmo que o apladiu, com todo o mérito e justiça.
No segundo um touro que saíu com muita pata, bregou o colombiano-português, com classe, medindo bem os terrenos. Nos curtos levou o entusiasmo ás bancadas com ferros de frente, misturando com violinos.Grande ovaçâo!

Miguel Moura, saíu-lhe em sorte o mais bonito novilho, até entâo.Dois compridos á tira, com boas e emotivas bragas.Nos curtos, ferros em cambiadas, com alguns falhanços á mistura, por eleger mal os terrenos.Continuou a lide com ladeares, apanágio da casa Moura.
No segundo duas tiras, continuando com bregas vistosas. Nos curtos, praticou um toureio mouristas, ficando na cara do novilho, circulando em cima. Agradou.

Todos os actuantes ouviram música, dando voltas com os repectivos forcados.

Dirigiu com benovolência Paulo Calado.

Nota final....em casa de ferreiro espeto de pau.Em vez de levarmos um banho de sol, ele foi de pó, cause insuportável....Senhores Bombeiros, onde estava a água?

MOITA DA CRUZ