MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Crónica - Montijo - 3 conceitos de arte...

As artes não são comparáveis, e ainda que os três toureiros estivessem ao seu melhor nível, o público escolheu Ventura como triunfador...

Resultado de imagem para diego ventura

A curiosidade de ver Ventura com toiros não Murubes, era o maior aliciante da corrida.

ANT. RIBEIRO TELLES

Como era de esperar não abdicou do seu toureio. De saída, depois dos bandarilheiros receberem os seus dois toiros, correu estes (com o mesmo cavalo ferro Silveiras) cravando ferros á tira de perfeita execução.
Nos curtos, depois de brega criteriosa, desenvolveu o que há de melhor no toureio dito clássico, conseguindo bons e até óptimos ferros quando montado no cavalo " ferro Brito Paes" (1º toiro) , mas ainda melhor quando montado no "Alcohete" (2º toiro).
Duas actuações conseguidas, em que explanou o toureio que sente.

DIEGO VENTURA

De saída, dispensou os bandarilheiros parando o 1º toiro no "Bronze ( ferro Silveiras) com doblanazos que nais pareciam capotazos. O 2º parou-o com o "Guadalquivir" ( de seu ferro) - um cavalo de rara beleza - dobrando-se pelos dois lados de igual modo, saindo em Passage depois de rematar as sortes, e estas foram executadas chamando de largo (dando vantagens ao toiro) com ligeiras batidas de execução perfeita, expondo-se no principio das suas lides com a emoção que marca o seu toureio.
Nas bandarilha, se no 1º toiro brilhou a grande altura com o NAZARI numa brega emotiva com ladeares de garupa ao muro e ferros de grande emoção, foi com o SUEÑO que mais brilhou numa brega carregada de toureria, com ladeares de cara ao muro e contra passagens de mão por dentro em terrenos impossíveis, aos quais sucederam ferros quer de longe quer em curto que puseram a praça de pé.
Como adorno, rematou as duas lides com séries de 3 palmitos cravados em sortes de violino.
Mas o mais importante do seu desempenho, foi a lide ao 2º toiro que lhe tocou (um manso, o mais manso da corrida) que cedo se refugiou em tábuas, e que Diego Ventura conseguiu pôr a investir, sacando uma faena que á partida parecia impossivel, com o Nazari simplesmente soberbo...
De salientar a mínima ou quase nula intervenção dos Peões de Brega...
Resumindo, mais um grande e concludente triunfo de Ventura, alternando com os os melhores e com toiros não Murubes...

J. MOURA jr

De saída esteve correcto, melhor no 1º toiro que no 2º, porque se o cavalo Alazão é bom ainda não está ao nivel do outro que sacou no 1º toiro que é só dos melhores que há no nosso País para estas funções.
De bandarilhas teve dois desempenhos em crescendo terminando com excelentes ferros com batidas mais em curto.
O 2º toiro que lidou foi o que menos transmitiu de toda a corrida, mas o cavaleiro montado no cavalo ( ferro Romão Tenório), juntou ao desenho das sortes, remates com piruetas cingidas dando assim um pouco da emoção que o toiro não tinha...


FORCADOS - 6 pegas á primeira...

Pelo Grupo do Montijo pegaram : Hélio Lopes, João Paulo Damásio e Rúben Pratas, ao primeiro intento. Pelos de Alcochete pegaram: Manuel Pinto, João Belmonte e João Machacaz, este na melhor pega da noite..