MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

M. Cruz-1o de junho efeméride- Divagações...

 
DOMINGO 10 DE JUNHO, DIA DE PORTUGAL

Pela primeira vez realizou~se na praça de touros «Nuevo Circo de Caracas». uma corrida de touros á antiga portuguesa, no dia 10 de Junho de 1979.Acturam os cavaleiros portugueses JOSÉ LUPI, JOSÉ CORTES e ALFREDO CONDE, completando o cartaz o Grupo de Forcados Lusitanos, de FERNANDO HILÁRIO.Foram lidados touros mexicanos de «TORRECILLA». Foi um êxito histórico para CARACAS.

JUAN REUS-Considerado um dos grandes «cartezistas», de assuntos taurinos. nascido no ano de 1912, em Valência, nesta cidade realizou sempre a sua obra. Durante 25 anos trabalhou para a litografia Valenciana, de j.Ortega.
Com depurado estilo, REUS pintou vários óleos para cartazes, onde a semelhança com os toureiros representados era significativa. Pintou todas as figuras entre os anos de 1930-1970, exepto «EL CORDOBÉS».Parte da sua obra foi dedicada a JUAN BELMONTE, como homenagem ao grande toureiro que foi.


«La mujer dá la alegria
El vino la liberdá
El Presidente la oreja
Y el torito la corná


MOITA DA CRUZ