MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Crónica do C. Pequeno...

Uma corrida á Portuguesa teve tanta ou mais gente que na semana anterior com o chamariz de um figurão do toureio apeado mundial..


Louve-se o esforço titânico de Rui Bento para fazer renascer o toureio apeado em Portugal, desde a criação da academia do C. Pequeno até á insistência anual em trazer grandes figuras do toureio apeado a Lisboa algumas vezes sem compensações materias para a empresa..
Se é certo que antes do maestro Rui Bento ter tomado para si esta dificil missão de fazer renascer um moribundo, lembro-me desses ultimos tempos em que a corrida com matadores da MOITA era sempre a que menos público tinha, também é certo que têm surgido problemas na convalescença do doente. A infecção principal tem sido as transmissões televisivas de corridas em Espanha, que, se por um lado fazem novos aficionados, por outro lado põe completamente a nu as diferenças entre o toureio no País vizinho com os toiros em hastes limpas, picados e com o terminus natural da morte, e o toureio por cá sem estas três coisas, que faz lembrar fazer amor com preservativo, que embora sendo bom não é a mesma coisa...

Vamos agora falar da corrida Própriamente dita.
O bom curro de Murteira Grave deu seriedade ao espectáculo.

L. ROUXINOL JR

Bem no toiro a sós como era de esperar, mostrando  ainda que com o nervosismo típico do dia de alternativa, que se pode e deve contar com ele.. ..

ANT: RIBEIRO TELLES

Outra actuação excelente a juntar a uma temporada fantástica...

L. ROUXINOL

Brindou o filho com uma actuação com a sua marca, plena de entrega e toureria...

M. TELLES BASTOS

Cumpriu dentro do seu estilo...

NOTA : O toureio a duo nos dois toiros a isso destinados, não resultou em pleno...

FORCADOS:

Triunfou o Grp de Santarém: 
Pegaram, Lourenço Ribeiro, ao primeiro intento, Filipe Graciosa, também ao primeiro intento, dando duas voltas à arena como prémio a um pegão, e, Luís Seabra, à segunda.

GRP de Coruche :

Tocou-lhes o pior lote mmas com toda a dignidade pegaram ao quinto intento Pedro Coelho, Paulo Oliveira, à primeira e, António Tomás à sua primeira tentativa, dobrando no entanto, as quatro primeiras de José Marques.