MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Historia de ganadarias de Coruche...



Historial de Ganadarias Coruchenses por Moita da Cruz..

Resultado de imagem para ferro veiga teixeira Resultado de imagem para ferro david ribeiro telles
VEIGA TEIXEIRA -Em 1968. quando a ganadaria passa para o filho. António José da Veiga Teixeira, que também foi um cernelheiro de renome no Grupo de Forcados Amadores de Santarém, parte é vendida, e formada uma nova, mudando o ferro e a divisa, mantendo-se assim até aos dias de hoje com os herdeiros, o ganadero António Francisco da Veiga Teixeira e suas irmâs.
Mais uma vez encontramos relaçôes tauromáquicas cruzadas.Simâo da Veiga Jr., era seu tio, por via materna.Mas é tudo, pois Maria Helena Patrício Veiga Malta, viúva de António José, é sobrinha do ganadero Luís Patricio Correia Gomes-

JOAQUIM RIBEIRO TELLES - Funda a ganadaria no final do século XIX, havendo registo destes touros em 1930.Por falecimento deste a ganadaria passa para seus filhos, sendo administrada pelo mais novo-Manuel (pai de David Ribeiro Telles).

DAVID RIBEIRO TELLES & IRMÂO - Esta ganadaria passa a denominar-se, com o nome atrás mencionado. mantendo o ferro mas com nova divisa-encarnada e preta- quando os mesmos a herdam por morte de seu pai Manuel.

DAVID RIBEIRO TELLES - Anos mais tarde passa para a actual designaçâo, mantendo o mesmo ferro. A ganadaria já com o cunho de David, a partir da década de 40 do século XX, obtém estrondoso êxito a 6 de Outubro de 1968 em Madrid, onde todos os novilhos sâo ovacionados no arraste. e o maioral saindo em ombros.

MOITA DA CRUZ