MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Crónica da Idanha- Os artistas associaram-se...

A uma homenagem sentida por um povo que encheu a praça, os artistas associaram-se com actuações notáveis...

Resultado de imagem para cartel de idanha

Não foi só o povo que encheu a praça, foram também os amigos e admiradores do Sr. Dr. Filipe Graciosa que vieram de toda a parte.
Foi lindo de ver, vários cavalos do ferro do homenageado montados, mas o momento alto foi quando entrou na praça o mestre trabalhando um cavalo á mão.
As palavras dirigidas ao homenageado pelo sr. Presidente de Idanha, pelo Sr. Dr. José V. Maltez, pelo provedor da Stª casa e por mim próprio, não foram de circunstância, mas sim reflexo de profunda amizade e admiração.
Uma Tuna Académica do Porto, amiga do Dr. Filipe, deu á Festa a alegria da juventude, mas foi no entanto com a interpretação da Senhora do Almortão pela banda Idanhense, que a todos os presentes mas principalmente ao homenageado e aos que melhor o conhecem, que se sentiu mais solenidade e sentimento.."

A CORRIDA:

Os toiros de "Paulino da C. e Silva" e " António dos Reis" bem apresentados, proporcionaram lides históricas e pegas muito sérias..

MARCOS BASTINHAS

Se no primeiro toiro ( um toiro sério a pedir contas) esteve bem, no segundo esteve extraordinário, dando vantagens ao toiro numa lide perfeita que rematou á sua maneira com um excelente par a duas mãos.

JOÃO R.TELLES jr

Se no primeiro toiro cumpriu, no segundo teve uma actuação HISTÓRICA, que considero a melhor que lhe vi em toda a sua carreira, plena de toureria e emoção começando logo nos compridos, confirmando o excelente momento que atravessa. Os dois últimos ferros ficarão por muito tempo no imaginário de quem os viu...

DUARTE PINTO

Foi no 1º que lidou que mais sobressaiu, dando a correcta e profunda imagem do seu toureio peculiar de inspiração clássica.
A verdade esteve presente e a correcção do desenho das sortes foram um primor, ilustrado pela boa equitação e monte...

FORCADOS :

Tarde dura para os forcados, principalmente para os grupos de Cascais e Coimbra, a este ultimo grupo tocou-lhe um toiro dificilimo que só a valentia e a solidariedade conseguiram vencer. Há também a salientar o exemplo do cabo que não exitou perante as dificuldades, em dobrar um companheiro e com enorme valentia concretizar a pega...



O prémio para a melhor pega foi justamente atribuido ao cabo do grupo de Alter ELIAS SANTOS...