MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 31 de dezembro de 2017

O meu Reveillon 2017...

O meu Reveillon popular...



Meus senhores estou triste!!! Vem aí a passagem de ano, e eu, que não danço, não tenho dias marcados para me divertir nem para me embebedar, nem para fazer amor, nem para levar a mulher ou namorada a passear, nem para comer marisco, nem para tomar banho, nem para cortar as unhas, nem para ir ao cinema, nem para ir ao dentista, nem para nada; estou condenado nesse dia ao isolamento com mais meia dúzia de pindéricos.

Não ligo sequer a televisão porque não me anima. Já há muitos anos que não acho graça ao Herman e tenho-lhe inveja porque diz mais palavrões que eu, porque nunca teve que se divorciar, porque tal como eu não sabendo nadar ou nadando mal tem um barco e eu não, porque pinta o cabelo e eu não tenho coragem para isso e já quase não tenho cabelo.

Resta-me jantar á bruta em casa do meu amigo Fernando Rodrigues com o Manuel Lamas e respectivas familiasiredo.

Quando há uns anos a passagem de Ano era em minha casa o programa gastronómico era sempre igual para os amigos que ali se reuniam.

Para fazer boca ao fim da tarde ,começava-se com uns tordos na brasa espalmados só com sal, ou á paneleiro com taroulos de toucinho de porco preto enfiado no rabo. Depois era jantar e ceia em simultâneo
Consome de “marrequinha” com a mesma desfiada.
Pudim de lebre acompanhado com alcaparras e pepinos anões (cornichons para os pessidónios) em vinagrete
Perdizes estufada com míscaros e azeitonas
Perna de veado e javali (perfumadas de Gerez) no forno, acompanhadas de umas putas de umas batatinhas também no forno e ainda grelos, geleia de camarinha com folhas de hortelã, castanhas e fios de ovos.
Doces : Peras bêbedas, arroz doce em várias versões, leite creme, fatias paridas, filhós e toda a variedade de doces conventuais de Tentugal, exceptuando a barriga de freira, que nunca me passou pelos beiços porque não calhou, mas que reza a tradição ter sido muito apreciada por um antepassado meu, curiosamente de nome João.

Abaixo as mousses, as bavaroises e todas essas merdas importadas de estrangeiro.

Bebida: Espumantes da Bairrada e água. Nem falar em Chanpagne…

Muita asneira, muita maldicência, muita alegria sem exuberância e por fim á meia noite o numero das passas, os beijos na boca das respectivas com hálitos sofríveis que reflectiam a natureza dos consumos, mais uma taça, um Kompensam, um Pankreoflat um chá de manzanilla bem quentinho para ajudar a limpar a tripa de manhã e chi chi (e de noite várias vezes chi chi) cama.

Dirão os leitores, e onde arranjava toda essa caça? É fácil, um dos presentes. o Luís Carlos Pedra, é um excelente caçador, talvez o melhor de Portugal!!!
Até se diz aqui na zona e quiçá na Europa: “Querem caça?! vão ao Pedra!!!...

Este ano em casa do Fernando Rodrigues, será excelente, com toda a certeza. A companhia promete, e o bem receber é conhecido...



No dia 1 começa um novo ano, e aí desejo tudo de bom aos meus amigos, e aos meus inimigos nem tanto... ( não sou hipócrita!!!).