MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 6 de janeiro de 2018

A Epifania e os apoderamentos...

A Epifania e os apoderamentos...


A Epifania do Senhor  é uma festa religiosa cristã que se celebrava no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969 passou a ser comemorada 2 domingos após o Natal.


De forma mais alargada, o termo EPIFANIA é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão I just had an epiphany, o que indica que ocorreu um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural).

Será que os apoderamentos no meio taurino podem ser consideradas epifanias? Talvez... lol... isto porque no sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida da personagem.


A palavra Epifanía significa manifestação. 
Freqüentemente se referem a esta festa como a Teofanía, tal como se diz nos livros litúrgicos da Igreja Ortodoxa, palavra que significa Manifestação de Deus. A ênfase que se dá a esta festa hoje em dia está na vinda de Jesus como o Messias de Israel e o Filho de Deus, Um da Santíssima Trindade, junto com o Pai e o Espírito Santo. Se intrepretarmos bem o que atrás está escrito, também podemos encontrar relacionamentos com os apoderamentos no que toca á Santissima Trindade...

Termino, citando parte de um salmo orado neste dia da Epifania, no qual, na minha opinião, transparece igualmente uma leve analogia com os apoderamentos... :

 

"A voz do Senhor faz-se ouvir sobre as águas, dizendo:

Vinde, todos, receber o espírito de sabedoria,

o espírito de inteligência, o espírito de temor de Deus,

do Cristo que se manifestou!"