MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A. Ordoñez e M. Vasquez por Moita da Cruz...


Figuras de antanho
Resultado de imagem para antonio ordonezResultado de imagem para torero manolo vasquez

ANTÓNIO ORDÓNEZ- Filho de Cayetano Ordónez « Nino de la Palma», António Ordónez Araújo, nasceu em 16 de Fevereiro de 1932, em Ronda. Tomou a alternativa em Madrid a 20 de Junho de 1951, concedida por Júlio Aparício na presença de Litri, lidando touros da divisa Galache. Foi um dos toureiros com mais potencialidade dos existiram. Na sua arte existia classicismo. perfeiçâo e naturalidade, sublime na beleza, com sólida base do conhecimento de que é a técnica do toureio. É considerado uma figura «cumbre» do toureio.

MANOLO VÁZQUEZ -Manolo Vázquez Garcés, nasceu nsceu a 21 de Agosto de 1930, no bairro sevilhano de San Bernardo, como seu irmâo Pepe Luís foi toureiro. A alternativa foi tomada na Maestranza de Sevilha, a 6 de Outubro de 1951 das mâos de Pepe Luís, com António Bienvenida de testemuha, lidando touros de Domingo Ortega. Manolo Vázques praticou um toureio puro, nitidamente ao estilo sevilhano alegre e «saleroso». Foi muito querido dos exigentes aficionados sevilhanos e nâo só.


MOITA DA CRUZ