MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

P'ra que a terra não esqueça - Alfredo Conde...

Alfredo Conde

Um grande toureiro, um grande aficionado - que bem toureava a pé... - e um bom forcado


Nada mais justo que homenagear Alfredo Conde...

Este homem foi um cavaleiro raro, foi um toureiro excelente, foi rabejador do grupo de Santarém ( ocupar este lugar neste grupo, fala por si...), e toureava a pé com sentimento e saber. Mais completo não podia ser.

Como cavaleiro, não conheci ninguém que melhor tirasse partido de cavalos cruzados de Inglês.
A verdade vivia no seu toureio, e no lidar era inteligente e sóbrio.
Bandarilhava a duas mãos com desembaraço e sem martingalas.
Como homem e como amigo, testemunho eu e todos os que com ele privaram, as suas verticalidade, solidariedade e lealdade.

Viveu a vida de forma recta, foi um homem inteiro.
Só um tipo de uma valentia quase sem limites, era capaz de saltar para dentro de um curro onde tinha caído Mestre David Ribeiro Telles ( que ali ía morrendo), e rabejar o toiro até vir quem abrisse a porta, salvando assim a vida ao amigo.
Vivi uma história com ele que retrata igualmente a sua coragem e o seu sangue frio - quando um cavalo caíu num silo - tendo ele montado o cavalo dentro do silo até o acalmar e poder ser retirado com a ajuda duma retroescavadora.

Em sua memória e porque a sua história o justifica escrevi este texto P'RA QUE A TERRA NÃO ESQUEÇA.