MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 13 de março de 2018

Garraiada sim ou não ? Por António Cortesão....



A propósito da intromissão do PAN no referendo do "Sim ou não á garraiada da Queima das Fitas da" universidade de Coimbra, sacámos ontem á noite do face, este texto corajoso e brilhante de António Cortesão:



Nenhum texto alternativo automático disponível.



Apesar de já não estudar na UC, não podia deixar de dar a minha opinião sobre o referendo que se vai realizar amanhã na Universidade em que estudei, e sobretudo sobre uma série de eventos que envolveram a campanha.
Quanto à Garraiada enquanto espetáculo não há muito a acrescentar aos argumentos apresentados ao longo dos dias de campanha pelos que tal como eu apreciam esta atividade, e como tal só tenho a dizer que votaria SIM sem reservas. Quanto ao facto de se querer erradicar um evento tão querido por todos os jovens que cresceram em meios rurais onde existe a tradição tauromáquica, entristece-me a visão da atual direção da AAC, que acredita que a Academia é apenas e só de jovens oriundos de certas zonas do país e pretende marginalizar todos os estudantes das mencionadas zonas rurais. A AAC era uma instituitição onde outrora havia lugar para todos e se respeitavam as tradições das várias zonas do país, uma instituição que visava unir todos os jovens portugueses que tinham optado por estudar em Coimbra. O facto da atual direção da AAC querer marginalizar os estudantes das aldeias do Ribatejo, Baixo Mondego, Raia, e de todas as terras da margem sul onde as largadas são uma tradição fortemente enraizada é obviamente algo que me entristece, mas está longe de ser o ponto mais baixo da situação.
O mais repugnante do comportamento da atual Direção da AAC começa precisamente pelo tópico cirúrgico que escolheram para levar a referendo. A Direção da AAC nunca realizou qualquer referendo, nem referente a eventos culturais nem em qualquer outra matéria. A título de exemplo, os privilégios dos membros da Direção da AAC, tidos como completamente inauditos por muitos dos alunos, não são nem nunca foram submetidos a qualquer escrutínio. Os dirigentes da AAC estão imunes ao regime da prescrição, gozam de uma época especial de exames a que nem os trabalhadores-estudantes têm direito, e no geral têm mais direitos e menos obrigações que os restantes alunos. Este tema nunca foi nem nunca irá a referendo não só porque é evidente que a larga maioria dos estudantes acham repugnante este regime de excepção, como também porque muitos dos dirigentes que organizam o referendo, mesmo com as cadeiras que fazem na época do cacique, já deviam ter prescrito. Também nunca se realizou qualquer referendo em matéria de manifs anti-governo ou pró-governo porque os tachos de assessor não caiem das árvores. Todos conhecemos um antigo dirigente da AAC que organizou tantas manifs e protestos contra os partidos da oposição que hoje mama como um vitelo da teta do Estado, como assessor do atual governo, sem nunca ter tido qualquer outro ofício que não fosse o de cacique da AAC.
Até aqui nada de novo, é o lado mais miserável do caciquismo académico a vir ao de cima como infelizmente ocorre tanta vez. O que é novo é compactuarem com a participação expressa de um Partido Político na campanha, e pedirem a docentes para se pronunciarem no debate. A não participação expressa e em nome próprio de Partidos Políticos na campanha, e a recusa em recorrer ao temor reverencial que os docentes incutem nos alunos, eram mesmo as últimas duas coisas que emprestavam alguma dignidade aos atos eleitorais da AAC. Já na minha altura, o comum dirigente associativo da AAC era um inútil que passava anos sem fazer uma cadeira e vivia para o cacique, e os atos eleitorais estavam repletos de situações vergonhosas. Todavia, havia mínimos de decência democrática. Foram esses mínimos que se perderam desta vez e que independentemente do resultado do referendo, mancharão para sempre a imagem da AAC a nível democrático. Desde que acabei o Curso que não acompanho a vida política da AAC mas com certeza que a atual direção é a "lista de continuidade" (é sempre). É de certeza uma lista de continuidade porque levaram a tendência de degradação democrática da AAC à sua conclusão lógica. A AAC foi paulatinamente passando de bastião da democracia a escola de vícios do colarinho branco/ fábrica de caciques dos partidos da Assembleia, e a simbólica participação do Presidente do IPC na campanha do Não, campanha essa organizada abertamente por um Partido da AR, são as últimas duas flores que faltavam para compôr o ramalhete. Os caciques da AAC já não fazem campanha eleitoral nas eleições da dita Instituição para um Partido, já as fazem pelo Partido, e quanto ao lambebotismo de ir buscar Professores, está ao nível da mais reles politiquice a aparecer numa capa do Correio da Manhã.
Até tinha mais para dizer, mas vou-me deitar que amanhã trabalho. Alguém tem que sustentar o exército de antigos dirigentes da AAC que hoje ocupam gabinetes sortidos de vários ministérios, comissões, institutos e etc.