MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Gente diferente- Duarte Alegrete...



GENTE DIFERENTE


Duarte Alegrete



O Duarte é um dos muitos bandarilheiros profissionais, mas tem uma história que eu bem conheço, que o torna diferente.


Por ser amigo de seu pai e tios, conheci o Duarte no mundo dos cavalos de saltos, disciplina hípica para a qual tinha uma natural sensibilidade que o levou a campeão Nacional de Juniores em 2006, como o levou ao campeonato Europeu á holanda 2 ou 3 anos mais tarde. A sua forma de montar é clássica e tem escola, por isso vendeu vários cavalos cruzados a cavaleiros tauromáquicos que deles se serviram.
A sua intuição para o toureio de uma forma global, facilmente se calibra ao vê-lo tourear a cavalo nas incursões que fez nos festivais dos bandarilheiros.


 











Como bandarilheiro é eficaz e discreto.


Além desta história, sobrepõe-se a educação, o saber estar e o apego ás tradições, apego que se nota quando numa noite de fados domina a vertente cultural que são os poemas, com memória e paixão.

O ser sempre solicitado pela maioria das figuras quando é preciso um terceiro, é a prova cabal do seu valor.

Estar na "FESTA" como está o Duarte Alegrete é a forma de estar correcta, que torna um fidalgo de nascimento como ele, num senhor completo, que se vê no trato e na filosofia de vida.