MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 14 de abril de 2018

Arte de rejoneio e arte de marialva...

Arte de Marialva e Rejoneio...

A Arte de Marialva é uma coisa 
Resultado de imagem para toureio a cavalo
Rejoneio é outra...
Resultado de imagem para rejoneador
Os gostos não se discutem, por isso há quem goste do toureio a cavalo á Portuguesa como há quem goste do rejoneio. Não se deve é desvalorizar uma arte para valorizar a outra.
Muitos foram os cavaleiros Portugueses a tourear em Espanha e poucos, mas muito poucos mesmo, tiveram êxito. Muitos têm sido os rejoneadores a tourear em Portugal e só alguns por cá triunfaram.
São duas artes distintas que nos últimos anos beberam uma da outra, por isso o toureio a cavalo evoluiu, e quando se fala de toureio a cavalo actual, não concordo - eu que sempre fui admirador do rejoneio - que se refira os toiros Murubes. Acaso os matadores figuras toureiam Miuras ???

Arte de Marialva é uma coisa, Rejoneio é outra, e há que analizar cada uma por si...