MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 17 de abril de 2018

Espartinas- Dignidade, valor, entrega e reportório exige respeito...

Resultado de imagem para ventura espartinas

Diego Ventura - 8 orelhas e dois rabos numa encerrona para a história

Resultado de imagem para ventura espartinas

Numa praça esgotada onde se viam grandes figuras do toureio de Portugal e Espanha, assistimos a um recital de toureio de muitos quilates, em que Diego Ventura atravessou todas as sortes conhecidas do toureio a cavalo.
A toiros de vários encastes impôs o seu toureio, ora de largo a receber, ora num conceito encimista levando este ao limite do impossível. Nos ferros com batidas cingidas no piton, conseguiu levar a emoção ao rubro, e nos ladeares encurtou distâncias ao ponto destas parecerem não existir. 
O numero de cavalos que sacou, foram a prova cabal da sua força e do seu profissionalismo.
O sitio que deu ao Grupo de Alcochete, reflectiu o seu conceito de amizade bem como o ser Português de verdade, sem postura acomodatícia.

Resultado de imagem para ventura espartinas

Aceitar uma corrida á mesma hora de Sevilha ali tão perto, revela a consciência do seu real valor.

Eis as razões para que esta encerrona seja efectivamente um marco indelével na história do toureio a cavalo...