MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 5 de maio de 2018

A pega REAL...

Do Blogue "partebilhas" de M. Peralta G. e Cunha extraímos este artigo que com a devida vénia publicamos pela sua importância histórica:

Foto do perfil de Manuel Peralta, A imagem pode conter: 1 pessoa

A pega real



Reis D. Carlos I

O rei Dom Carlos I terá pegado de caras, segundo uma observação do anti-taurino Fernão Bôtto-Machado aquando da apresentação do seu Projecto-Lei sobre a Abolição das Touradas, entregue na Assembleia Nacional Constituinte em Agosto de 1911. Nesse documento a falta de vergonha vem ao de cima, demonstrando que nesse período foi permitida a insolência e o desmando dos que, com oportunismo revolucionário, desviaram em muito o ideal republicano.
Nesse Projecto-Lei, não aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte da República o anarco-republicano Bôtto-Machado aponta todo o rancor pelo regime deposto em Outubro de 1910 e toda a sua aversão à tauromaquia:
“Entre todos os prazeres, como o da caça e da guerra, eram as touradas um dos espectáculos mais especialmente dilectos do regime monárquico, de odiosa e execrável memória (…) é-nos impossível falarmos da monarquia sem mil vezes lhe cuspirmos em cima a náusea do nosso desprezo (…) pois não tivemos nós o prazer sumo de ver o rei Carlos a fazer, em Évora, uma pega a um boi caraça? (…) Os que fazem as pegas? Mas esses são documentos que provam haver brutos, mais brutos que os próprios brutos.”
Independentemente do ódio profundo e visceral que aquele deputado pelo Círculo Ocidental de Lisboa manifestou contra a Monarquia deposta, a completa falta de patriotismo, a intolerância e uma grande incapacidade de perceber as tradições portuguesas – a ponto de considerar a tourada um espectáculo incompatível com a República – teve no entanto o merecimento de deixar a informação escrita de que o rei Dom Carlos I realizou uma pega. O rei de Portugal e duque de Bragança executou a mais portuguesa arte da tauromaquia: a PEGA.
Manuel Peralta Godinho e Cunha