MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 11 de agosto de 2018

Como J. Cortesão viu a corrida do C. Pequeno...

Boa corrida onde alguns descobriram finalmente Duarte Pinto…

Classicismo puro

Um excelente curro de toiros "Vale de Sorraia", proporcionou um bom espectáculo, em que todos os artistas puderam mostrar o seu valor.

ANDRÈS ROMERO

Numa corrida de tanta responsabilidade, na sua apresentação na catedral mundial do toureio a cavalo, pautou o seu desempenho pela dignidade toureira e não só. Com bons e emotivos ferros curtos, mostrou a razão porque figurou e figura nos carteis das principais feiras taurinas de Espanha.

DAVID GOMES

Começou com uma "sorte de gaiola" que não correu bem, deixando o ferro espadeirado. Depois nos curtos brilhou a grande altura montado no "Campo Pequeno", com emoção a rodos nos ladeares e na cravagem Terminou com um bonito "Violino", pena foi que tivesse sido colhido quando estava a agradecer, devendo as culpas dessa colhida ser repartidas por ele e pela quadrilha…

RUI SALVADOR
Mostrou que ao fim de mais de três décadas de alternativa está a renascer, depois de atravessar uma crise de montadas.
Com uma excelente série de curtos, com a sua inconfundível marca, comemorou neste dia 34 anos de alternativa..

BRITO PAES

Lidou com classe e saber, e apresentou como lhe é habitual os cavalos primorosamente arranjados, com belas "Passages" e perfeitas passagens de mão a tempo, sendo as passagens de mão tão perfeitas e descontraídas, que pareciam andamentos naturais dos cavalos…

M. TELLES BASTOS

Tocou-lhe o toiro com menos qualidade, mas esforçado consegui ferros de desenho corecto dentro da linha de toureio clássico…

DUARTE PINTO

Neste como em muitos outros casos, o último foi o primeiro.
Já há várias temporadas que vinha chamando a atenção para este cavaleiro,
 Monte correcta, o uso quase invariável de só uma mão nas rédeas, e a fidelidade ao toureio clássico, transmitiam-me a certeza de estar na presença dum grande toureiro. Uma actuação sua há uns anos, com um toiro "Ernesto de Castro" em Santarém, não foi em nada inferior ao que mostrou na 5ª feira no C. Pequeno - para mim até foi superior-, e como essa outras…
Duarte Pinto a lidar não imitou ninguém - como nunca imita -, usando a voz sem exageros, conseguiu permanente ligação da lide.
Entendeu os terrenos com facilidade, e quanto ás distâncias, embora privilegiando o toureio de largo, adaptou-o ao necessário, partindo de longe a passo para sair ao galope na distância devida para o desenho prefeito da sorte clássica. 
Curiosamente reparei, que este cavaleiro não precisou de "ares de Escola" para pôr a praça de pé.

Para terminar, quero deixar um enorme abraço ao Duarte e ao seu apoderado Dr. L. Pombeiro, pela forma estoica e sem lamúrias com que têm aguentado as injustiças da FESTA"...


FORCADOS :

Montijo, Moura e Turlock. 
Montijo, João Paulo Damásio e João Pedro Suiças, ao segundo e primeiro intento. 
Real Grupo de Moura - Gonçalo Borges, pegando à primeira tentativa e Rui Branquinho, à terceira. 
Amadores de Turlock, abriu o seu cabo á 1ª, e Steve Camboia, também  á 1ª