MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Última de Alcochete - Moita da cruz...

A ÚLTIMA DA FEIRA DE ALCOCHTE 16 DE AGOSTO 


Com mais enchente «hasta la bandera», realizou-se a última corrida da Feira do Touro em Alcochete, uma corrida séria a levar emoção ás bancadas, na presença de vários aficionados de «solera». 


RUI SALVADOR - Começou irregular nos compridos, para depois de mudar de cavalo e nos curtos armou o espectáculo dos ferros «impossíveis» á Salvador.
LUIS ROUXINOL - Num Canas de Vigouroux, jabonero, com presença e a pedir meças, Rouxinol, esteve durante toda a lide com uma valentia fora do comum, arriscando e levantado o público das bancadas.Talvez uma das suas melhores actuações esta temporada.
GILBERTO FILIPE - Num touro manso e reservado, porfiou com valor e querer mas tirar água de um poço seco é impossível.
FILIPE GONÇALVES - Com o primeiro touro recolhido por estar inutilizado, recebeu o «sobrero» que depois de uma sorte de gaiola lhe cravou um ferro traseiro na coluna, ficando o touro inutilizado. Assim terminou a passagem de Fillipe por esta importante feira....não toureou! Grande bronca no final, pois o público exigia outro «sobrero»!
MANUEL TELLES BASTOS - Só para o ver montar vale a pena pagar a entrada..que postura e elegância a cavalo! Com um bravo touro Palha, foi também um dos triunfadores da noite. Tudo o que fez dentro do seu toureio clássico, foi com arte e risco.
ANTÓNIO PRATES - Com outro bom touro, entalado entre figuras, não se impressionou e levou alegria á praça, com a sua juventude e irreverência. O jovem praticante mostrou em Alcochete, que poderá ser um caso. 

FORCADOS - Os grandes triunfadores da noite levando o conclave á loucura. Todas as pegas á primeira em touros possantes e a pedir valentia, conjunto e braços.
PRIMEIRA . Efectuada pelo Cabo João Oliveira ...Évora.
SEGUNDA- Pelo Cabo Marcelo Lóia...Alcochete.
TERCEIRA - José Passanha...Évora.
QUARTA - Diogo Amaro...Alcochete.
QUINTA - Rui Gomes, que se despediu de uma longa e valiosa carreira. 

NOTA- No touro lidado por Telles Bastos, foram chamados a dar volta á praça juntamente com o cavaleiro os campinos que recolheram os touros a cavalo e se recrearam com umas boas «varas». O maioral da ganadaria Canas também acompanhou os lidadores.