MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Crónica de Évora - Moita da Cruz..

A CORRIDA DE ÉVORA 

A juventude marcou presença..
Com uma óptima casa, três quartos da lotação total, realizou-se na passa sexta-feira a anunciada corrida de touros de Pinto Barreiros, propriedade do Sr. Joaquim Alves (o «ganadero» das voltas á arena).

ANTÓNIO TELLES, - Coube-lhe abrir praça e saindo-lhe em sorte a única «babosa» de Pinto Barreiros. Assim sendo o Mestre da Torrinha, realizou uma lide correcta, mas transmitindo pouca emoção! 

MANUEL TELLES BASTO - Lidou o segundo touro, que saiu a transmitir, pondo seriedade na lide do cavaleiro. Esta actuação de «Manel», posso considerá-la de imaculada, tal a classe como a realizou....com conhecimento correcto dos terrenos e mão certeira. Melhor era impossível! 

LUÍS ROUXINOL JÚNIOR - Dedicou a sua lide através do sistema sonoro da praça a seu pai, pois o mesmo não pode actuar em virtude de uma colhida no dia anterior quando treinava em casa. 
Júnior que lidou o terceiro, touro a pedir meças, teve de empregar todos os seus ainda verdes conhecimentos para resolver a papeleta. Nos compridos a coisa não resultou em pleno, melhorando nos curtos onde mostrou a raça «ROUXINOL». 

ANTÓNIO TELLES - N a lide do quarto, que saiu com pimenta, a pedir toureiro com «cojones», Telles depois de cumprir regularmente com os compridos, deu uma lição de como se toureia um touro-touro. Apercebendo-se que o hastado de largo vinha com uma aspereza desmedida, mudou de terrenos e em curto, sem o deixar pensar muito, arrancou ferros de outra galáxia!

TELES BASTO -A quem coube lidar o quinto, esteve irregular na primeira ferragem, tendo mudado de cavalo para os curtos, e aí tudo mudou, Ferragem de risco, com batidas ao «piton» contrário, que levaram o entusiasmo ás bancadas. De realçar a mudança de características de toureio de um touro para o outro! 

ROUXINOL JÚNIOR- A fechar praça, isto é toureando o último, touro complicado que nada facilitou, pelo contrário exigiu carne no assador, o que Júnior conseguiu com muita coragem, arriscando o possível e o impossível. tirando grandes aplausos no remate das sortes com cavalo «craque» da quadra! 

Por fim deixo uma menção muito especial ao grupo de Forcados Amadores de Évora, pois escreveram uma página de ouro no Mundo da Forcados. Pegar 6 touros «bisontes» á primeira só pode ficar na história do Grupo....Foram seus executantes......PEDRO OLIVEIRA(CABO)...JOÃO ALMEIDA... TORRES ALVES...ZÉ MARIA PASSANHA....MIGUEL DIREITO e ZÉ MARIA CAEIRO- 

SOLTAS------De realçar a quantidade de juventude na Praça de Évora.
Não gostei da atitude de Manuel Telles Basto de chamar o «ganadero» a dar volta á praça logo no segundo touro.
Não gostei de não terem utilizado o sistema sonoro da praça para anunciarem o nome dos forcados da
cara… enfim

Moita da Cruz