segunda-feira, 6 de maio de 2013

Crónica de Margarida comprido a propósito do concerto da Nazaré e da gala de ALTER



Em Portugal!                                                                                      
Nestes tempos dificeis,exitem momentos que me trazem esperança...muito perto do local onde foi surfada a maior onda do mundo,no Sitio da Nazaré existe uma «perola»meio escondida,o teatro Chaby Pinheiro.Foi la que se realizou o segundo concerto de passodobles,que a Assoçiação Filarmonica da Nazaré ofereçeu à população e aos seus convidados que de formas diferentes estão relacionados com a tauromaquia nacional.    
Ouvimos:historias curiosas,palavras de agradecimento e musica tocada por quem tambem gosta de toiros,a faixa etária é vasta,dos 7 aos 73 como é usual nesta terra onde o ambiente de festa e a autenticidade das pessoas faz com que a festa taurina tenha uma envolvencia unica no país.                      
 Só faltaram...alguns convidados,uma arena,touros,forcados,cavaleiros e cavalos.                                                                                                   
  No interior de Portugal numa localidade onde o cavalo é rei,Alter do Chão,tive o mesmo privilégio...na escola secundaria existe um clube Taurino que promove ao longo do ano actividades relacionadas com a festa de toiros,nesta ocasião organizaram uma conferencia seguida de uma gala onde os convidados foram personalidades da tauromaquia nacional e internacional.      
Envolver 80 jovens,suas familias e comunidade,num projecto como este é algo notável,promover toda a  componente cultural associada á nossa festa de toiros é permitam-me a ousadia,ser visionário.                                             
 Estes são apenas dois exemplos de cidadania,educação e cultura no sentido mais abrangente do termo.  
Isto é aquilo que todos nós que dizemos ser aficionados pudemos fazer...porque é no dar que se consegue receber.                                          
Hoje ao caminhar á beira-mar encontrei duas conchas;uma fez-me lembrar as ondas do mar,outra a planura da paisagem alentejana.                            

4 de Maio de 2013  M.C.