MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Beja Brava - Um êxito...

Tudo sobre a Beja Brava por Marco Gomes....





BejaBrava ao seu ritmo




Está pois concluído o primeiro dia da Beja Brava 2013, feira inserida no vasto programa Experiencias a Sul. Este primeiro dia contou na parte tauromáquica com a apresentação dos jovens António e Francisco Núncio, forcados de Beja e a Academia de toureio do Campo Pequeno com Diogo Peseiro, Sérgio Nunes e Martinho Núncio, os bandarilheiros de turno João Boieiro, João José e Américo Manadas, frente a reses de António Madeira. Todos os actuantes demonstraram pormenores de elevado interesse, deixando antever que a nova geração (bisnetos do Califa de Alcácer) aí está a despontar para levar por diante o nome grande da tauromaquia-Núncio. Forcadagem com raça q.b. e muita juventude, extensível também aos jovens do Campo Pequeno que mostram evolução e que a sua rodagem por Espanha lhe tem sido muito favorável.



No interior do pavilhão as exposições de várias actividades tauromáquicas, a despertarem o interesse dos aficionados, complementadas com um colóquio de balanço de temporada onde foram oradores Santos Andrade, Agostinho Borges, Miguel Matias e o moderador de serviço Nelson Lampreia.



Á noite em ambiente Tertuliano e bastante intimista procedeu-se à entrega dos troféus do Forcado Amador, onde Victor Besugo, Florindo Piteira, Nelson Lampreia, Pedro Batalha, António Santos, Rui Ventura e Jorge Sampaio têm desenvolvido um trabalho notável. Noite de fados com Edgar Baleizão na viola e vozes, guitarra por António Rui e os fadistas Alfredo Guaparrão e João Nobre.



Quanto aos trofeus melhor rabejador Carlos Silva (GFA Vila Franca), melhor ajuda Nelson Ramalho (GFA Santarém), melhor forcado de cara João Brito (GFA Santarém), forcado do ano Nuno Carvalho (GFA Aposento da Moita), troféu carreira José Barbosa “Vinagre” (GFA Alcochete), grupo revelação GFA Portalegre e melhor grupo GFA Vila Franca.

Assim se fomenta a "FESTA"...





Ao segundo dia casa cheia na Beja Brava




E foi assim com muita animação, muita afición e com o reafirmar da tauromaquia como uma tradição cultural do povo português. Bem cedo no tentadeiro assistiu-se ao treino dos forcados de Arronches e Cascais, demonstração da Escola de toureio de Alter e da Moita, bem como a presença do cavaleiro Francisco correia Lopes. Claro está que os stands foram amplamente visitados por um público entusiasta e que muito acarinhou a iniciativa. O cante alentejano esteve presente nessa forma genuína de expressar a música através dos grupos do Baleizão, alvito e Santa Vitória. A noite prometeu e perpetuou-se até altas horas, claro está em boa companhia do néctar do Baco.