quarta-feira, 7 de setembro de 2016

João Zuquete - Amizade herdada...

 Nada melhor para esbater a saudade do meu amigo Zé Zuquete, que falar com o seu filho João, de cavalos e de tauromaquia




O joão é hoje um excelente profissional de equitação em todas as suas vertentes, mas é acima de tudoum apaixonado da equitação toureira.
É em "Val Cavalos - Fátima, com a sua empresa "Alma equestre" que explora as instalações da Associação Equestre Regional de Fátima. Aí aprofunda em cada dia que passa o que aprendeu com seu pai, com o Eng. João Aleixo, com Nuno Palma, com Paulo Caetano e com Angel Peralta, depois de ter abandonado o toureio em 2001, por não estar de acordo com o caminho que a maioria dos empresários estavam a tomar no que diz respeito ás condições vexatórias impostas nas contratações.
Disse-me : "Saí pelo meu pé e  não verguei a sevil..."




Já montou na sua vida vários cavalos muito bons, dos quais destaca o Calandro (ferro Peralta) quando ainda toureava, que não vendeu a Paco Ojeda porque não quis, o Ditador (ferro Vidrié) e o Monforte (luso-Arabe) que vendeu para México.

Ferro Caniceira em arranjo
Nos últimos anos tem sido dos cavaleiros que mais cavalos vende para o estrangeiro para todas as modalidades hípicas, e para o toureio, e não é por acaso que é ouvido por todos os cavaleiros e rejoneadores.  

Guayabo - Ferro Peralta

Afirmo se dúvidas que o João Zuquete é hoje por hoje, das pessoas com quem aprendo e com quem mais gosto de falar de toiros, toureio, cavalos e equitação, e daqui lhe desejo a melhor sorte para continuar a pôr cavalos distinguidos.

João Cortesão