segunda-feira, 5 de outubro de 2020

W Bocage, o inferno d ciume e o mundillo..

 Manuel Maria Barbosa du Bocage

O Inferno do cíume


Tirei do poema assim titulado, estes versos de tão famoso autor por vezes tão mal compreendido, versos que encerram uma mensagem sempre actual, como quase tudo o que foi é e será escrito, por grandes génios.

Começa com o primeiro verso que transcrevo

Em vão pregador rançoso….”

As reticencias representam 5 versos mais, que definem o “pregador rançoso” aos quais se seguem:

Que á razão embota o gume; (Embotar = arredondar)

Não, não há tartáreo lume,

Que devore a Humanidade:

Sabeis vós o que é verdade?

O inferno do ciúme.”

A obra donde tirei estes versos é toda uma elegia ás consequências perversas do ciúme. O ciúme como sabeis, não é um sentimento exclusivo do amor, ele faz-se notar, no trabalho, no desporto e nas artes sobremaneira. Quando a este se juntam complexos de superioridade e pior se forem de inferioridade, estamos perante um caso patológico designado por ciúme doentio.

Pois bem meus senhores; o mundo do toiro está invadido como nunca, por esta doença que se tornou quase numa epidemia na “Festa”, cujos sintomas se manifestam em ressaibos nítidos e permanentes.

As guerras de empresários com empresários - toureiros com toureiros, forcados com forcados, imprensa com imprensa e todas as outras que existem entre as demais combinações de agentes taurinos -, se passarem da rivalidade natural á inveja, e consequentemente ao ciúme, não prestam.

Há que diferenciar o ciúme das rivalidades sadias; estas porque são sadias e não minadas pela invejoca, são úteis e até mesmo imprescindíveis á “Festa”. Aquelas outras, que tem o empresário A com o B, só porque o A chegou ontem e tem mais sucesso, ou o toureiro C em relação ao D só porque o público gosta mais do D, ou ainda porque o jornal E e o site F são mais lidos ou visitados, e por aí fora, acabam por virar o feitiço contra o feiticeiro.

Aqueles que são invadidos por ciúmes doentios no amor, do tipo: “Já olhaste 4 vezes para aquele lado”, ou, “Tu queres ir ao café mas é para ver fulano” etc. segundo as estatísticas têm mais possibilidades de serem cabrões…

Como exercício de pensamento, meditem nestes outros versos do poeta referindo-se ao ciúme:

Esse abismo, esse Orco eterno

Não é filho da razão;

Os pavores da ilusão

È que pariram o inferno”.

O SENHOR, Manuel Maria Barbosa du Bocage, usava uma linguagem vernácula quando achava opurtuno, todavia foi um dos maiores poetas da língua Portuguesa e cmo se prova, sabia bem o que era o ciúme…