MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Portugal agricula tem que agradecer a J. Palha Ribeiro Telles e Manuel Paim...

Só foi surpreendido quem não conhecia o passado destes homens....



Tanto o João como o Manel têm todo um passado marcado por iniciativas de vertente cultural, em que a preservação das tradições esteve sempre presente, e que só a reposição ao vivo permite a devida exaltação, que tem na sua genese o bom gosto, que não se compra, mama-se...

Se as demonstrações de toureio e pegas, foram um êxito, para mim mais importante foram as demonstrações de cães de pastoreio e falcoaria, bem como as actividades da CAMPINAGEM que muitos não conheciam e outros só tinham visto em documentários da TV....

Toda a gente ligada ao campo não colaborou por acaso, colaborou sim, porque conheciam as capacidades do J. R. Telles e do M. Paim, que receberam dos senhores seus pais como legado, a história do campo.
No último livreco que publiquei citei várias vezes o saber dos Snhores David Ribeiro Telles e do Senhor António Paim, tentando reproduzir um estar e um ser campaniço que mergulha na história recente, e que só iniciativas com as dos seus filhos podem perpetuar.

Num País em que tanto e tão fácilmente se esquece o passado, são poucos aqueles que têm preocupações que vão para além do interesse próprio.

Todos, mas mesmo todos devemos estar agradecidos aos senhores J. Palha Ribeiro Telles e Manuel Paim, que pensaram, e que com total dedicação fizeram nascer esta obra que foi um êxito.

 Daqui envio aos dois amigos um abraço de agradecimento pelo seu trabalho

  João Cortesão