Em Espanha e França matam-se os toiros, no nosso País não.
Em Portugal hoje, quase não se anuncia uma corrida sem lhe acoplar uma homenagem, com o correspondente leque de discursos antes de começar a corrida ou no meio desta. Lá fora as homenagens são raríssimas.
Em Espanha, suas Majestades os Reis e a família Real vão aos toiros e mostram admiração e respeito pelos toureiros, em Portugal o "Marcelo da Vichyssoise" telefona á Cristina Ferreira, mas não vai aos toiros nem envia os pêsames á família Bastinhas.
Em Espanha, desde a maior figura de rejoneio ao mais modesto, todos sacam cavalos em Passage e Piaffer nas cortesias, em Portugal, chega-se a assistir a cortesias de corridas formais em que nenhum dos cavalos apresentam esses ares de escola.
Há mais fotógrafos na trincheira do C. Pequeno do que em Madrid, Sevilha, Nimes, etc.
Portugal é o país onde se fazem mais fotos na trincheira de empresários com toureiros figuras.
Em Espanha e México existem várias associações de toureiros, ganaderos, empresários e afins. Em Portugal, quiçá inspirados na unicidade sindical defendida ao extremo pelo PC em 1975, só há uma associação de cada grupo de interessados na FESTA...
Em Espanha, México e França, não há altifalantes para anunciar os nomes dos toureiros, das ganadarias a que pertencem os toiros que vão sair á arena e muito penos a frase tão portuguesa "Prá cara vai fulano..", quando se trata dos Forcados.
Só me lembro de altifalantes nas corridas organizadas pelo meu especial amigo M. Gonçalves em Franca, onde eram anunciados os forcados da cara assim : "Fulano tal de 18 ( 19, 20 mas nunca mais que 23 anos) étudiant á Lisbone. Lembro-me de ter ouvido o anuncio de um forcado de nome Leitão assim : " E maintenant Fulano … Cochon de Lait, 21 ans, étudiant á Lisbonne"....
Nos outros Países taurinos, os fotógrafos que estão na trincheira limitam-se a fotografar os artistas em acção, por cá dedicam-se ao social e também tiram por vezes fotos aos toureiros.
Por cá interiorizou-se que aparecer nas colunas sociais da imprensa da especialidade dá estatuto, no resto do mundo taurino não….
Lá fora só se fazem passagens de modelos nas arenas, em dias especiais e exclusivamente em espectáculos vocacionados para o efeito…
Nota : Hã muito mais diferenças mas por agora vão só estas. Talvez lá mais para diante publique mais umas tantas...