Tributo á arte de tourear a cavalo de João Moura Caetano
João Moura Caetano - É hoje incontestavelmente uma das primeiras figuras do toureio a cavalo em Portugal.
Tem uma quadra de cavalos extraordinária dos quais, à cabeça; figuram duas grandes estrelas: o “Temperamento” e o “Belmonte”, este último que dá vontade de dar graças a Deus por existir um cavalo assim.
Se com o “Temperamento” se assistiu à sublimação do que é o piton contrário, já com o “Belmonte” João borda o toureio. O cite de largo, a viagem compassada e lenta, o carregar da sorte denotando elasticidade, poder e classe, transformam a lide numa formidável pintura de Rembrandt . Tenho para mim que os melhores momentos do toureio de João Moura Caetano são quando saem pela porta dos curros toiros bravos, com perigo e nobreza, pois é nesses momentos que vêm ao de cima a garra e a casta do cavaleiro. Se a isto juntarmos a classe que tem, temos a receita ideal para premiar aqueles que têm o privilégio de assistir às suas actuações.
Gosto de ver João Moura Caetano em praça até com os “morubes” mas aí desculpa, João, mas fazes apenas um espectáculo equestre-taurino. Agora quando sai o tio, com velocidade, força e investida franca, acho que é quando te transcendes dando a verdadeira noção do teu valor.
Quando toureias estou sempre a desejar que te saia o toiro, para me deliciar com os finos arabescos do teu toureio.
José Zúquete