MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tributo a João Moura Caetano por José Zuquete...



Tributo á arte de tourear a cavalo de João Moura Caetano




João Moura Caetano - É hoje incontestavelmente uma das primeiras figuras do toureio a cavalo em Portugal.
Tem uma quadra de cavalos extraordinária dos quais, à cabeça; figuram duas grandes estrelas: o “Temperamento” e o “Belmonte”, este último que dá vontade de dar graças a Deus por existir um cavalo assim.
Se com o “Temperamento” se assistiu à sublimação do que é o piton contrário, já com o “Belmonte” João borda o toureio. O cite de largo, a viagem compassada e lenta, o carregar da sorte denotando elasticidade, poder e classe, transformam a lide numa formidável pintura de Rembrandt . Tenho para mim que os melhores momentos do toureio de João Moura Caetano são quando saem pela porta dos curros toiros bravos, com perigo e nobreza, pois é nesses momentos que vêm ao de cima a garra e a casta do cavaleiro. Se a isto juntarmos a classe que tem, temos a receita ideal para premiar aqueles que têm o privilégio de assistir às suas actuações.
Gosto de ver João Moura Caetano em praça até com os “morubes” mas aí desculpa, João, mas fazes apenas um espectáculo equestre-taurino. Agora quando sai o tio, com velocidade, força e investida franca, acho que é quando te transcendes dando a verdadeira noção do teu valor.
Quando toureias estou sempre a desejar que te saia o toiro, para me deliciar com os finos arabescos do teu toureio.


                                                                                     José Zúquete