P'ra que a terra não esqueça...
Na apresentação em Lisboa... |
Gines meu querido amigo:
Quis
o destino tornar-te a vida curta.
O
destino é por vezes estupidamente cruel e por ser assim cortou a tua carreira,
levando-te para o além, no preciso momento em que estavas num ponto altíssimo da
tua curta mas plena vida artística.
Todavia
estavas no inicio da curva ascendente da tua enorme margem de progressão.
Conheci-te
num pueblo de Múrcia montado numa pencaria incrível, mas por já me teres sido
referenciado pus toda a atenção no teu sentido de lide, na tua equitação e
sobretudo no conceito de espectáculo.
Tudo
era diferente!!!
Quanto
ao sentido de lide, este resumia-se numa ligação total e permanente
cavalo-toiro, em que as distancias existiam por si, sem que fossem forçadas em
busca do cómodo, como tantas vezes se vê.
Quanto
á equitação, que era tudo menos académica, sobressaia uma eficácia resultante
de uma habilidade nata, baseada tão só no contacto intermitente das pernas com
a barriga dos cavalos, que os punha em permanente acção tirando deles um
brilhantismo que não tinham naturalmente.
Um
dia disse-te : “Gines, um cavalo de classe não te aguenta”.
Para
me provares o contrário compraste na Golegâ um cavalo cruzado bem arranjado
(ferro Herdade do Pinheiro) ao Juliano Louceiro (teu fã incondicional) e
disseste-me: “com este vou demonstrar-te que sou capaz de tourear num cavalo de
classe”.
Dois
ou três meses depois fui a Madrid encontrar-me contigo, estando em causa outras
razões de ordem artística.
Como
era natural fomos ás aforas da cidade onde tinhas a “quadra” para me mostrares
e montares os cavalos novos.
Ao
constatar que não estava lá o tal “Herdade do Pinheiro” perguntei por ele.
Respondeste-me
com a maior honestidade do mundo: “ Puta que o pariu, ía-me matando!
Efectivamente não me entendo com cavalos de classe…”
A
isto chama-se humildade, consciência e hombridade! Só tu!!!
Conhecia-te
ainda com pouca intimidade, quando certo dia coincidimos em casa de António
Ignácio Vargas estavas tu no começo, isto passou-se pouco tempo depois de te ver no tal pueblo de
Múrcia, e negociavas ali naquele momento um cavalo de saída (ferro conde de
Aguilar, coudelaria que depois esteve na moda com os raidistas) com muitos
anos de toureio e que estava arrasado de membros.
Depois
de consumado o negócio perguntei-te para que o querias.
Respondeste-me:
“Para tourear, é que eu não tenho dinheiro para um melhor…”
Pensei
cá para comigo, este tipo é doido!!!
Qual
não é o meu espanto quando três ou quatro meses depois te vejo sair nele em
Madrid (na corrida que toureaste com Bedoya e os irmãos João e António Ribeiro
Telles, os toiros do sr. José Infante), corrida em que triunfaste a grande
altura ainda que tenha sido furado um dos teus cavalos.
Eras
assim diferente e desconcertante, com a loucura que é apanágio dos génios.
Para
mim, o rejoneio em Espanha divide-se em quatro épocas.
Antes
de Canero, depois de Angel Peralta, depois de José Samuel Lupi e depois de
Cartagena.
Vocês,
os quatro maestros ficam na história porque trouxeram coisas novas ao toureio.
Cañero
trouxe o espectáculo o ritmo e consagrou a “doma vaquera”.
Peralta
dignificou o espectáculo até aí conhecido pelo numero do “Caballito”,
transformando-o em “Corrida D’el Arte de Rejoneio, com o reportório variado,
desde bandarilhar a duas mãos pela esquerda e pela direita, o galopar ao revés
( hoje demasiado vulgarizado), as piruetas na cara do toiro e as românticas
rosas (sorte resultante de um conto escrito por ele, pleno de sensibilidade),
pondo desta forma como ainda hoje se diz, “O rejoneio em arte”!!!
Lupi
introduziu o parar, o templar, e o mandar (que até ali não se tinham visto no
país vizinho), tão só as regras bases do toureio a cavalo moderno, e o qiuebro,
a sorte que veio mais tarde a fazer escola, além duma forma particularmente
humanista e social de se mover no mundo.
Tu
meu querido e especial amigo, trouxeste o quiebro pela esquerda, o entendimento
dos pormenores do espectáculo que agradavam a cada público e sobretudo o
diálogo surdo, da troca de olhares com o “respeitável” que já te aplaudiam antes
dos violinos, porque já lhe tinhas transmitido com o gesto discreto e com a
mirada o que ias fazer.
Socialmente
foste um fenómeno, em França idolatravam-te, em Portugal eu vi vários
conservadores como o Sr. e mestre Manuel
Conde, aplaudirem-te depois de começarem por te assobiar. A mim disse-me o
mestre atrás citado: “o tipo dentro daquelas loucuras tem coisas formidáveis”
(formidável, palavra tão ao gosto do mestre de Algueirão”.
Em
Espanha tua terra natal e não sendo Andaluz, fizeste escola e todos á época te
imitaram, alguns borlescamente no fácil e primitivo, e ainda hoje muitos o
fazem.
Há
e ouve outros grandes toureiros em Espanha mas que não trouxeram nada de novo,
limitando-se por vezes com raro
brilhantismo a aperfeiçoar o património existente.
Os
teus cavalos tinham todos, mas todos, “Passage” e “Piaffer” e a muitos tiravas
a “Pirueta inversa”, a “Reverance” a “Levada” e a “Cabriola”.
È
verdade que estes ares de escola que as tuas montadas exibiam, não eram
correctos, mas quantos toureiros há que apresentem esses ares de escola de
forma académica???
Nenhum,
digo eu…!!!
Apresentaste-te
em França, a quando da peste equina, com os cavalos do cavaleiro francês e meu
amigo, Michel Cayuela. Montaste-os três dias antes e ganhaste o “centauro de
ouro” ao lado de Vidrié (que grande toureiro), Buendia moralizado (que tinha
acabado de sair em ombros em Sevilha pela porta dos Principes), tendo estes
levado a sua quadra o que tu não conseguiste, por razões burocráticas. Além
destes dois, toureou Luc Jalabert ( montado no Quieto ferro Ortigão e no
Ribatejo ferro Vinhas que fazia o balanceio
- raid-up de origem argentina) na cara dos toiros, cavalos esses que o
puseram no top da sua carreira, além de Pellen e Marie Sara.
Poucas
vezes vi uma praça tão em delírio como nesse dia contigo.
Na
véspera da corrida assistíamos junto com Luc, Bernard Parra, Cayuela, Michel
Laport e mais uns tantos ao desfilar de Abrivades.
Para
quem não sabe, Abrivade é a largada de um toiro camarguês que metido no meio de
seis cavaleiros a galope, dois de cada lado do toiro, um á frente tapando a
saída e outro atrás coleando (agarrando o rabo), percorrem a rua da cidade á
carga, montados nos cèlebres “Crin Blanc”, esses mesmos que se protegem do
“Mistral” encostando-se toiros e cavalos nessa Camarga profunda onde o maestro
António Ordoñes quis que depositassem parte das suas cinzas.
Pois
bem quiseste tomar parte numa Abrivade e ainda que todos os presentes
tentássemos refrear a ideia, como era natural, teimaste e montaste-te a cavalo
indo na frente com o cavalo ligeiramente atravessado, lugar mais perigoso.
A
partir desse momento passaste a ser tão camarguês como os demais, e fiquei com
a ideia que a própria “Virgen De Los Gitanos, patrona destes e da cidade”
passou a olhar por ti, mas distraiu-se a pobre, naquela maldita noite em que um
camion te tirou a vida, ficando nessa aficcionadíssima região Francesa uma Peña
taurina com o teu nome que te perpetuará.
Foi
também em Sainte Maries de la Mer, que toureaste uma corrida mano a mano com Moura,
que nessa altura tinha em França quatro cavalos de segundo plano (o Forcado, um
S.Estevão (bom mas pequenino), um castanho de ferro Espanhol de que não me
lembro o nome, mais um de terceiro tércio vulgar e mais dois ou três que não
estavam á altura do de Monforte.
Não
estiveste nos teus dias, tudo te saiu mal e até a sorte de matar, em que eras
exímio não resultou.
Jõão
Moura, ao contrário do que era esperado, com a sua raça, o seu génio e a
pitadinha de sorte que faz falta em tudo na vida, suplantou-se vindo a triunfar
e a ganhar o troféu.
Tinhas
uma ceia combinada na peña, e tinhas mandado fazer umas t-shirts onde se lia :
“Gines Cartagena, Triunfador do Cetauro de ouro de 199 e tal( não me lembro ao
certo da data).
No
hotel “Mas de Riége” onde ficavam os toureiros,
começaste a vestir as t-shirts a toda a gente, começando pelo Benito
Moura (outro homem fantástico, para quem a vida foi igualmente madrasta),
convidando todos para a tal ceia preparada em tua honra, com o argumento
demolidor, de que a mesma estava paga e
as t-shirts também e que por isso não ias deitar nada borda fora.
Como
todos nos divertimos!!!
Eras
por inteiro um tipo diferente…
Ligaste-me
em determinada altura, isto a quatro dias da mais importante corrida de Rejoneo
de Sevilha, que se realizava e realiza no último domingo da “Feira” pela manhã.
Disseste-me
então : “João, os cavalos estão fatais, não consigo pôr um ferro com nenhum,
vem para cá !!!
Peguei
no carro e arranquei, chegando a Madrid já tarde instalei-me como sempre no velhinho
Hotel Paris. Estavas á minha espera e ainda fomos tomar um copo juntos… um não,
vários…
No
dia seguinte de manhã bem cedo ( a hora de levantar, não tem nada que ver com a
hora de deitar), aí estavas para seguirmos para o “cortijo”.
Montaste
os cavalos que efectivamente não estavam bem e perguntaste-me : “Que tal”?
Respondi-te
: descansa-os hoje e amanhã de manhã e monta-os calmamente á tarde e na quinta
também á tarde, e na sexta toureias uma vaca.
Assim
fizeste, e sábado fomos para Sevilha.
Domingo
toureaste em último, ninguém tinha cortado pêlo, e tu pregaste duas bandarilhas
no chão sendo que a última pertencia a um par a duas mãos que ficou meio.
Olhaste para o público como que dizendo, perdoem-me porque agora é que vai ser.
Pegaste
num par de bandarilhas de palmo e cravaste-o a duas mãos, e depois outro, e
depois três rosas em caracoleo para calibrar a investida do toiro para a sorte
suprema.
Recolheste
o rojão de morte e partiste para o toiro a passo e depois com meia dúzia de
trancos suaves, o que não era hábito em ti, recortaste-te e puseste-te em
sorte, levantaste o braço e partiste cravando a arma em todo o alto.
O
toiro rodou sem puntilla, e o público pediu uma orelha e depois com toda a
intensidade pediu a outra que igualmente te foi concedida.
Já
no hotel, disse-te: “Não tens vergonha?? Com meio petardo cortas duas
orelhas???
Respondeste-me
então - a brincar, claro.. - :”O que é importante é ver o público que junta
dinheiro á semana para comprar o bilhete ao domingo feliz, não tu que vês a corrida
de borla…”
Nada
melhor para definir a grandeza da tua pessoa do que mais esta história que vou
contar. Tinhas feito um contrato para tourear várias corridas na Colômbia e
pediste-me que te arranjasse nove cavalos velhos, coxos ou as duas coisas, porque
os mesmos ficavam lá, por serem grandes as dificuldades postas pelas
autoridades sanitárias, no seu regresso.
Juntei
os cavalos em minha casa em Benavente, compraste-os sem os montar como várias
pessoas verificaram ( por exemplo os irmãos Travessas), não sem que antes te
tivesses entregado ao jogo do negócio, oferecendo-me X mais uma cabeçada á
espanhola, Y mais uma montura ou Z mais vinte caixas de Fenibultazona que á
época se usava como potente anti-inflamatório.
Farto
do jogo disse-te: “Dás-me tanto… e se os venderes bem vendidos, dás-me mais o
que tu entenderes.
Quando
regressaste da tournée, fui ter contigo a Madrid. Jantámos juntos e no fim do
repasto disseste-me: “João, coreu mal a coisa os cavalos vendi-os por uma “tuta
e meia”
E
se não perdi também não ganhei.
Respondi-te:
“Também não estava a contar com nada…”
Foi
então que o teu irmão se começou a rir e tu puxaste de um envelope, com uma
quantia que mesmo nos dias de hoje é significativa, e deste-mo com esta frase:
“ toma cabrão… ainda pensei em enganar-te, mas não fui capaz.
A
arte e a tua personalidade, explanavam-se como as ondas do mar, soltas
livremente, ora suaves ora tremendas mas magestosas.
Para
ti, nem os dias nem as noites tinham fim.
Eras
uma força da natureza e quem duvidasse bastava ver-te aquecer os cavalos e a
forma como saltavas de um para o outro, e a forma com que dispunhas do teu
corpo quando montado.
A
centelha artística e a sensibilidade via-se em tudo, como por exemplo quando na
corrida de homenagem a Peralta em Lunel, te apeaste do cavalo no meio da praça,
entregando-o a um cocheiro e te dirigiste ao velho mestre dizendo : Brindo-te
esta lide e faço-o a pé, porque senti que a cavalo pouco sou ao pé da tua
história (estava presente neste dia José Maldonado Cortes).
Meu
querido amigo espera por mim para um dia tomar-mos um Wisky, o meu com água
lisa, o teu com Coca-Cola, como d’habitude.
Henri
Amiel disse: “Fazer com facilidade o que os outros acham difícil é talento;
fazer o que o talento não consegue é próprio de um génio”:
Tinhas
talento e foste um génio e é por isso que te escrevo e deixo ao mundo esta
carta, P’ra que a terra não esqueça.