MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Mascarados no Natal...




Crónica de João Cortesão

Máscaras !!! Não se vendem pelo Natal mas elas existem...



Pode parecer descabido este tema, mas vejamos:

Nesta época, uns mascaram-se de benfeitores, outros de amigos, outros usam uma mascara de cordialidade em familia que disfarça antipatias e até mesmo ódios, e muitos dos que não usam máscara alteram o facies de maneira burlesca.
Parece que todos têm a obrigação de serem bonzinhos, de que tudo está em paz, para depois tudo terminar no dia seguinte como carnaval.

Pais separados encontram-se com filhos e netos, em modo civilizado, quando os recalques são evidentes e não há máscara que os disfarce.
Irmãos e cunhados encontram-se e ceiam juntos, mas além de piadas ditas ao serão de forma pouco perceptivel, no dia seguinte voltam á posição inicial.

As igreijas enchem-se porque é bem. Aqueles que só lá vão neste dia ou aos funerais, nem participam da celebração, limitando-se só a ver quem está, enquanto elas tiram modelos de toiletes  e invejam algumas por estarem mais magras ou simplesmente porque têm um Vison.

As ceias são verdadeiros festivais de alarvice, e nesses momentos em que já não cabe um filhó, ninguém se lembra dos pobres.

Aquelas que traem os maridos mas querem manter o status, oferecem gravatas, camisas e cascóis, em embalagens bonitas com laços farfalhudos, enquanto os que têm amantes e são espertos dão a mesma água de colónia ás duas para não haver confusão.

Os Velhos recebem invariavelmente, chinelos, pijamas quentinhos, mantinhas e roupões. Os leitores já sabem que quando começarem a receber estes artigos, estão com os pés pr'á cova...

As crianças recebem tudo o que é brinquedo menos livros, e uns pijamas e camisolas um numero acima porque estão a crescer, peças para as quais os PIQUENOS se estão literalmente cagando, e por pureza, estes não enfiam a máscara de felicidade por receber tais presentes...

Para terminar, afirmo que porque sou marreta não uso máscaras.
Eu sei que podem achar que esta esta minha forma de viver o Natal sem máscaras é bizarra, mas é a minha....