MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Margarida Comprido - desejo de Boas Festas e Um lamento...


Um Natal em Terra da Boa Gente…


Pois é !





A sul do Equador existe uma terra onde o português é falado com uma articulação perfeita, e cuja tradição portuguesa também já foi vivida de forma intensa na vertente tauromáquica, estou a falar de Moçambique.
Actualmente a então Monumental de Lourenço Marques irá ser transformada na Praça Municipal de cultura, negócios e serviços, local onde nascerá uma Escola de Belas Artes, um hotel, etc.

Nunca mais irá haver a festa de touros, fica a recordação de uma época de ouro, onde toureiros como José Mestre Baptista bordaram com arte o toureiro nacional no seu expoente máximo.

Refiro este toureiro, porque ele tinha um significado especial, para o meu saudoso avô José Comprido: um homem notável, um aficionado de eleição e o melhor avô do mundo.

Obrigado Avô, por ter sabido partilhar tão bem comigo, a sua enorme paixão pela festa de touros.

Desejo a todos os aficionados um Santo Natal em Família onde se troquem sorrisos, palavras e essencialmente o Amor que une quem ser quer bem.

Maputo, 22 de Dezembro de 2013