MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Tem toda a razão o Sr. Fernando Marques..

Com a devida vénia, transcrevemos este artigo de Fernando Marques publicado no Blogue "Planetadostouros"...

Direito á indignação...





Como contribuinte tenho direito à indignação. Para além de ver televisão através duma plataforma que já pago, tenho ainda que contribuir com a taxa de audiovisual para o serviço de televisão pública.


Sou o primeiro a aplaudir tudo o que a televisão pública faça para promover o espectáculo dos touros em Portugal. Admiro e aplaudo o esforço dos meus Amigos pessoais, José Cáceres e António Vasco Lucas mas, por amor de Deus, retirem deste filme certas personagens.

É deprimente ver aquela senhorita na trincheira, com todo o respeito pelo seu trabalho mas, não tem cultura taurina e passa o tempo a fazer entrevistas estereotipadas aos toureiros, ganadeiros, forcados ou empresários.

Como se isso não bastasse, não sei por intervenção (influência) de quem, aparece-nos agora um rapaz (não ponho em dúvida o seu profissionalismo) a fazer também ele, entrevistas nas bancadas. Isto das touradas não é um reality show que qualquer um serve para apresentar…

Já estamos fartos de tanta entrevista a Luís Castro, que tem todo o mérito em trazer para a programação do canal público, um dos espectáculos de maior predilecção dos portugueses, mas já chega. Se é para imitarem o Canal + (Espanha), então façam-no bem, porque esses são jornalista com preparação nesta área específica da tauromaquia.

Ontem com a transmissão da tourada de Albufeira foi mais uma prova cabal desse desacerto e desconhecimento, até com o atrevimento de falar em “espanholês” com Álvaro Domecq. Haja paciência! Assim cai por terra o trabalho dos dois comentadores, esses sim com verdadeira cultura taurina para desempenhar o cargo de promover a Festa.