MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Golegã - 3 cavalos á conversa...


A fábula dos três cavalos...


Certo dia 3 cavalos encontraram-se numa cocheira na Golegã, daquelas em que há equinos de vários proprietários - e começaram a conversar. Um deles pertencia a um coudeleiro com tradição e será denominado por "CT", o outro pertencia a um novo coudeleiro e será denominado por "CN", e o terceiro era um cruzado com ferro indeterminado e será designado por "CI".

CT - Isto já não é o que era. Contava-me o meu pai, que antigamente, enquanto durasse a estada na feira, éramos impecávelmente limpos e tratados, os arreios que nos punham estavam impecávelmente limpos e ensebados, e os metais dos mesmos brilhavam de tanto areados.

"CN" - Eu já não me lembro desse zelo nem nunca ouvi falar o meu pai nisso, mas o que é verdade, é que do pouco que conheço isto tem vindo a piorar de ano para ano.

"CI" - Eu já ficava contente se me esfregassem o dorso com palha quando me tirassem o arreio de cima.

"CT" - E o que dizem vocês á loucura de andarmos montados até as 10 da noite fazendo de transportadores de alcool ?

"CN" - 10 da noite ????!!!! A mim toca-me até á meia noite e ainda por cima sem comer e beber...

"CI" - E eu, desgraçado de mim ??? Ando toda a noite a trocar de cavaleiro ou pior, quando me põem em cima umas histéricas aos gritinhos, e não há quem passe por mim que não me apalpe o cú ou me dê palmadas no pescoço. Depois admiram-se de pregar com uns tipos no chão; e não o faço mais vezes porque depois arreiam-me selváticamente...

"CT" - Ou isto muda, ou então temos que tomar uma posição, porque se não agirmos estamos fodidos.

"CT" - Conta comigo!!!

"CI" - Apoiado!!!!