MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Em defesa do rejoneio...

Sempre  gostei do rejoneio

 Resultado de imagem para quarteto da apoteose
  O rejoneio nasceu das lides camperas, enquanto a "Arte de Marialva" nasceu dos torneios em que os cavaleiros se preparavam para a guerra

Uma e outra arte de tourear a cavalo evoluiram com o passar dos anos, mas o rejoneio evoluiu brutalmente nestas duas ultimas decadas.

Os Rejoneadores, ao valorizarem a vertente espectáculo, e ao moldarem a "doma Espanhola com o bom da nossa equitação descobriram o ovo de Colombo dando ao grande público, que é quem paga, o que esse público compreende e aprecia.

A questão da moda, com que se atacam as figuras espanholas são os Murubes, mas já imaginaram o que diriam os antigos quando a casta Portuguesa começou a ser substituída no nosso País pela casta Espanhola. A História repete-se e a cada evolução é oposta sempre a resistência dos conservadores que não vão ao boi...
Para terminar, repito a frase, com que comecei esta croniqueta : Sempre gostei do Rejoneio...