MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Tauromaquia - Eleições na Andaluzia - "Hosana" nas alturas...

Hosana nas alturas é um termo proveniente tanto do latim, como do hebraico, e significa “Salva-nos, te imploramos”, ou  “te imploro”. Hosana nas alturas é uma oração a Deus, e significa: “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”.

Resultado de imagem para hosana nas alturas significado

O termo "HOSHANA" surgiu em um momento da história, que é contado na Bíblia. Ocorreu quando uma multidão esperava que Jesus fosse um rei terreno, e a recepção que lhe deram lembrava a entronização de Salomão, as pessoas imediatamente pegaram os seus mantos e os estenderam sobre os degraus. 
A multidão gritava “Hosana”, como que repetindo as palavras do Salmo 118.25: "Salva-nos, SENHOR"! Nós imploramos. Não demoraria muito que os agitadores plantados ali pelos inimigos de Jesus, gritassem: “Crucifica-o”.
A propósito desta passagem da Bíblia veio-me á ideia um certo paralelismo com as recentes eleições na Andaluzia.
O povão acredita nos partidos de direita como defensores da Festa e grita "Hoshana", mas muita atenção aos agitadores que já começaram de forma aguerrida ainda que pateta, a gritaria contra a nossa FESTA...