MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

W Srs Toureiros, quem nao tem pé nao pode dar coices...


Não tem pé e quer dar coice. ...

O Mundillo mudou e muito nas duas últimas décadas, mas para mim ficam para sempre certas imagens, debruadas com a lotaria do instante, e com a Sensibilidade de quem vê as arenas de Portugal com a glória calibrada pelo sorriso largo, perante a história  que se resume a lampejos de agrado.

Fato de Carnaval de Criança Toureiro | Loja das Crianças ...Paulo Jorge Ferreira Assinala 15 anos de Alternativa com casaca ...



Antigamente os cavaleiros amadores começavam com dois cavalos velhos e um cavalo novo, procuravam um mestre, montavam ao ar livre de verão e de inverno num espaço limitado por tranqueiras que tinha no extremo um curral onde vivia pacientemente uma vaca mansa ou um toiro manso. Tourear vacas era um acontecimento que surgia de quando em quando se convidados pelos ganaderos nos tentaderos das herdades destes.
Hoje em dia começam com 4 ou 5 cavalos encavados alguns por bom dinheiro, um tentadero, um
 picadeiro coberto feito de raiz, um cavaleiro para os ajudar a montar e um staff próprio duma 1ª figura com moço de estoques incluído.

No toureio apeado também muito mudou. Como disse um dia "El Pana", dantes  os jovens sonhavam ganhar dinheiro para dar uma casa melhor aos pais, hoje fazem com que os pais vendam a casa para serem toureiros.


Com todas estas facilidades os jovens ainda não são nada e já se julgam figurões e chegam ao descaramento de com a força duma gasosa aberta há 3 dias  quererem exigir ganadarias e carteis, o que leva muitas vezes a ficarem em casa...