MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 5 de março de 2016

História - Toureira Maria Mil Homens...

Quem Foi Maria Mil Homens ???

Resultado de imagem para maria mil homens fotografia

Maria Mil Homens foi uma das primeiras mulheres portuguesas a desafiar os toiros em arenas e foi uma figura ao lado das mais conceituadas da época. Criada pelos avós no meio do campo, onde sempre teve contacto com os cavalos, Maria Mil Homens cedo percebeu o gosto que tinha pelo toureio a cavalo. Com 10 anos de idade já montava a cavalo. Era este o meio de transporte que utilizava quando tinha de ir fazer alguns recados aos avós. Numa entrevista a O MIRANTE contou que para conseguir subir para o cavalo precisava, muitas vezes, de se apoiar num banco de madeira.
Um dia, foi convidada para ir assistir a uma brincadeira com touros numa arena existente na Herdade da Baracha. Mal chegou ao local, foi logo convidada para tourear um garraio. Começou aí uma carreira notável.
Maria Mil Homens participou em dezenas de corridas nas principais praças portuguesas, ganhou bom dinheiro, mas nunca deixou de trabalhar no campo para ajudar a família. “Lidei touros do Minho ao Algarve, sempre com praças cheias de gente”, dizia com orgulho.
O grande momento da sua curta carreira aconteceu em 1951. Nesse ano, foi convidada a participar em várias corridas de toiros que se realizaram em Angola. A sua actuação foi tão brilhante que só conseguiu deixar o continente africano ao fim de cinco longos meses de corridas. As suas grandes actuações foram em Benguela e Lobito. As praças enchiam e os aficionados aplaudiam em pé.
Maria Mil Homens Chaparro foi distinguida como cidadã de mérito pela sua terra na Gala do Foral 2005. Era uma mulher simples e trabalhadora. Admirada por centenas de pessoas .