MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

"Bullfest" e José Régio...


A propósito da "Bullfest", lembrei-me de dois extractos do mais celebre poema de José Régio, que rezam assim ...

 Resultado de imagem para não vou por aí josé régioResultado de imagem para bullfest

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...




É evidente que irei ao Campo Pequeno (sem pedir credencial de imprensa como é natural), embora não concorde com algumas coisas, e vou porque todos não seremos de mais para afirmar a nossa força, mas não tenho dúvidas que cada um faz o que pode e sabe e todas as organizações têm falhas, o que não me impede de afirmar as minhas discordâncias.


A minha discordância em relação ao nome da Festa, já a fundamentei numa crónica anterior, mas há mais...

1º - Sabendo como se sabe o peso que tem a aficcion a essa várias vezes centenária tauromaquia popular, que move muitas dezenas de milhares de pessoas ao ano, conhecida por "FORCÃO", porque não está esta representada no evento, quando outras tauromaquias não genuinamente Portuguesas estão (atenção,  não sou contra essas representações, bem pelo contrário, estou é contra o facto de não estar lá o Forcão) ???

2º - Porque não há uma representação da tourada á corda Açoreana, espectáculo taurino mais vezes apresentado que qualquer outro ??? 


3º - Porque não há uma intervenção de Grupos de Forcados não Associados ??? Será que estes não fazem parte da aficcion Portuguesa ?

4º - Já que abandonaram, mal e porcamente, á sua sorte os Vianenses ( Viana do Castelo ), depois do êxito das duas primeiras corridas da liberdade, porque não haver um momento de atenção no evento para esses aficionados ?

PS - Eu sei que em nenhum dos casos citados há descontos para a PRÒTOIRO, mas não acredito que seja essa a razão para serem ostracizados... 
 
A festa da "Bullfest" que devia ser essencialmente popular, tem na sua genese um cariz urbano pró intelectual, com o que não discordo nem concordo, mas os pecadilhos que apontei mancham uma organização que devia ser o mais possível abrangente..