MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 31 de julho de 2013






Chamou-lhe corno....





Morreu o Eng Carlos Laranjeiro...








O eng. Carlos Laranjeiro, meu colega e amigo de infância, morreu em Espanha onde se encontrava de Férias.  

O finado era uma referência da aficcion do Baixo Mondego, tendo pertencido a várias tertúlias, impulsionador da ASSOC. de Criadores de gado Bravo desta região e um dos fundadores do Grupo de Forcados da ESA de Coimbra.  

Como cidadão destacou-se liderando os movimentos de Agricultores e também como articulista, sempre em defesa das causas em que acreditava.  

Até um dia amigo Carlos....  

ANA BATISTA LANÇA VINHO NA COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DE TOUREIO....


Ana Batista lançou um vinho para comemorar os seus 25 anos de alternativa, com a colaboração da CAVIPOR...


Duas importantes corridas....


Amanhã é que vai ser...


MONFORTE - Cultura Taurina....


No Próximo sabado , dia 3 de julho, pelas 10h30m em Monforte (frente ao edificio da Antiga Escola Primária) irá decorrer o lançamento da 1ª pedra do centro interpretativo Tauromáquico...



Este centro, vai ser  um projecto fundamental para a divulgação e reconhecimento da tauromaquia como PATRIMÓNIO IMATERIAL. 
O Novo Centro interpretativo Tauromáquico é uma estrutura do Municipio de Monforte e será orientada para a dimamização e valorização de actividades relacionadas com a Tauromaquia enquanto entidade representativa da cultura local , regional e nacional...   

A Camara Municipal de Monforte convida toda a população e imprensa a estarem presentes neste acontecimento importante que marcao 1º passo para a realização de uma nova estrutura, única ao nivel nacional, de valorizaçãodo nosso património tauromáquico.  

Leonor Barradas

Geografia de Vinhais....


VINHAIS é freguesia e sede de concelho, pertence ao distrito de Bragança, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes. A freguesia de Vinhais estende-se por uma área de 33,76km2 distribuída pelas povoações de Vinhais, Rio de Fornos, Moas, Romariz e Ermida, com 2 382 habitantes (2001).

É sede de um município com uma área de 694,68km2 e 10 646 habitantes (2001), subdividido em 35 freguesias. O concelho é limitado a norte e oeste pela Espanha, a este pelo concelho de Bragança, a sul pelos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mirandela e a oeste pelos concelhos de Valpaços e Chaves.

Caracterização Física

Este território está integrado no Maciço Hespérico, formação antiga profundamente metamorfizada e entrosada por rochas plutónicas. Com relevo acentuado, percorrida pelas correntes do Tuela e do Rabaçal, que se precipitam no Tua e este no Douro.

As formações geológicas e a sua evolução condicionaram o perfil morfológico fortemente orientado pela fluência da rede hidrográfica, cujas linhas principais, subsidiárias do Douro, se apresentam genericamente orientadas de Norte a Sul.

A rede hidrográfica determina um perfil fisiográfico donde ressaltam as proeminências orográficas da serra da Coroa e distinguem-se as bacias constituídas pelos rios Tuela e Rabaçal, de vales profundos e escarpados.

O território situa-se praticamente entre os 400 e os 1000 metros. Abaixo dos 400 m de altitude encontram-se apenas os talvegues dos rios Rabaçal e Tuela, nos troços inferiores dos respectivos cursos e acima dos 1000 m, a Serra da Coroa.

Os rios são elementos estruturantes da paisagem, condicionam as actividades humanas, asseguram recursos, acrescentam diversidade e ritmo à rígida monotonia das formas esculpidas neste solo antigo.

É uma região marcada por prados permanentes (lameiros), grandes extensões de carvalho negral, soutos de castanheiros e searas de trigo e essencialmente centeio.

As condições peculiares do solo e do clima, associadas a uma sábia ocupação humana, conduziram a uma paisagem extremamente rica e diversificada





A corrida "sortesdegaiola está á Porta... 

Ventura repete na Póvoa.... os aficionados Nortenhos exigiram......


Ninguém no Norte vai perder a oportunidade de ver Ventura...



"Veja nestas imagens, parte da história de DIEGO VENTURA...




Na Figueira vai estar, um cabo de um Grupo de Forcados, num processo de afirmação...


No domingo vai ver na Figueira, um jovem cabo de forcados a capitanear um dos grupos com história, na arte de pegar toiros e embaixador desta mesma arte no estrangeiro...

Pedro Maria Gomes



Depois de se afirmar como forcado, uma colhida tremenda que lhe colocou a vida em perigo durante semanas, afastou-o das praças, mas anos depois reapareceu com tanta ou mais vontade, sucedendo a seu pai que por sua vez sucedeu ao Mestre Nuno Salvação Barreto (ícone da arte de pegar toiros). 
Como cabo distingue-se pelo bom senso e pelo exemplo, tendo por vezes dobrado amigos desfeitiados... 

Como pessoa, é uma referência de ponderação, na mensagem que passa aos mais novos elementos do grupo, no que toca a comportamentos e valores humanos, bem como no amor ao grupo e no espirito de entreajuda...    
  




( Amanhã falaremos deJ. P. Pires da Costa)

Excelente artigo da Srª Drª Hrlena Sacadura Cabral





"Desde que os americanos se lembraram de começar a chamar aos pretos "afro-americanos", com vi...sta a acabar com as raças por via gramatical, isto tem sido um fartote pegado!


As criadas dos anos 70 passaram a "empregadas domésticas" e preparam-se agora para receber a menção de "auxiliares de apoio doméstico".


De igual modo, extinguiram-se nas escolas os "contínuos" que passaram todos a "auxiliares da acção educativa" e agora são "assistentes operacionais".


Os vendedores de medicamentos, com alguma prosápia, tratam-se por "delegados de informação médica".


E pelo mesmo processo transmudaram-se os caixeiros-viajantes em "técnicos de vendas".


O aborto eufemizou-se em "interrupção voluntária da gravidez";


Os gangs étnicos são "grupos de jovens";


Os operários fizeram-se de repente "colaboradores";


As fábricas, essas, vistas de dentro são "unidades produtivas" e vistas da estranja são "centros de decisão nacionais".


O analfabetismo desapareceu da crosta portuguesa, cedendo o passo à "iliteracia" galopante.


Desapareceram dos comboios as 1.ª e 2.ª classes, para não ferir a susceptibilidade social das massas hierarquizadas, mas por imperscrutáveis necessidades de tesouraria continuam a cobrar-se preços distintos nas classes "Conforto" e "Turística".


A Ágata, rainha do pimba, cantava chorosa: "Sou mãe solteira..." ; agora, se quiser acompanhar os novos tempos, deve alterar a letra da pungente melodia: "Tenho uma família monoparental..." - eis o novo verso da cançoneta, se quiser fazer jus à modernidade implante.


Aquietadas pela televisão, já se não vêem por aí aos pinotes crianças irrequietas e "terroristas"; diz-se modernamente que têm um "comportamento disfuncional hiperactivo".


Do mesmo modo, e para felicidade dos "encarregados de educação", os brilhantes programas escolares extinguiram os alunos cábulas; tais estudantes serão, quando muito, "crianças de desenvolvimento instável".


Ainda há cegos, infelizmente.

Mas como a palavra fosse considerada desagradável e até aviltante, quem não vê é considerado "invisual". (O termo é gramaticalmente impróprio, como impróprio seria chamar inauditivos aos surdos - mas o "politicamente correcto" marimba-se para as regras gramaticais...)

As pu*** passaram a ser "senhoras de alterne".


Para compor o ramalhete e se darem ares, as gentes cultas da praça desbocam-se em "implementações", "posturas pró-activas", "políticas fracturantes" e outros barbarismos da linguagem.


E assim linguajamos o Português, vagueando perdidos entre a "correcção política" e o novo-riquismo linguístico.


Estamos "tramados" com este 'novo português'; não admira que o pessoal tenha cada vez mais esgotamentos e stress.


Já não se diz o que se pensa, tem de se pensar o que se diz de forma 'politicamente correcta "'.





Assim aleija....


terça-feira, 30 de julho de 2013



medo do bom...


Força, muita força Zé Luís....


"Sortesdegaiola" deseja ao Maestro José Luís Gonlaves rápidas melhoras...


5ª feira - Campo Pequeno


" O regresso dos filhos pródigos..."

Este slogan foi bem esgalhado. Não acham ???!!!....

Próximos carteis...



Foto

Paio Pires - Onde a Festa existe no feminino...

Veja este video de valor e arte no feminino, em Paio Pires... Quando isto é espontâneo imagine o que vai ser a corrida de 6º feira...






Crónicas de merda - jornalistas de merda....


Como é possivel que um orgão de imprensa permita um artigo tão manipulador e deformado??? Não há vergonha...


Diz o porco antitaurino ( só pode...), que a FESTA está em crise porque as praças de toiros têm menos gente e que os ganaderos estão com dificuldades....

É evidente que as praças de toiros têm menos espectadores, mas como é evidente a razão para essa quebra tem que ver com a crise, e mesmo assim as quebras na compra de bens essenciais tem sido maior e já não falo no cinema e no teatro.... Nesta altura do ano já se realizaram mais corridas que na mesma data na época passada e em muitos casos com as mesmos espectadores ou até mais, diminuindo o numero de manifestantes ANTIS vertiginosamente, e ainda quero acrescentar as localidades onde se realizarão pela 1ª vez corridas de toiros....

Estranho, ou talvez não, estas crónicas de Merda, de jornalistas de Merda..

Mais um triunfo de VENTURA em Valencia....


Ontem em Valencia, uma vez mais, Ventura saiu em Ombros...





Este corre bem...


segunda-feira, 29 de julho de 2013



Ninguém pode dizer que está bem....



Um cartel importante e um cartaz bonito e original...

Corrida em Salvaterra de Magos, dia 2 de Agosto
ABIUL - A Capital do toureio na Zona Centro...
 
Crónica de Santarém



Numa corrida em que todos os toureiros esativeram bem ou muito bem, e em que os toiros cumpriramcom destaque para o toiro extraordinário de Maria Guiomar Cortes de Moura, destaque também para JOÃO MOURA CAETANO, pela emoção, pela suavidade de uma lide pensada, e pela lentidão que o torna um toureiro diferente.

Joaquim Bastinhas

Mostrou o grande momento que atravessa, encontra Se nos compridos esteve vulgar toiro em todos os terrenos, toureia com um prazer e uma entrega, que mais parece um jovem á procura de uma oportunidade e não um cavaleiro que celebra 30 anos de alternativa....

Luís Rouxinol

Foi deste cavaleiro uma das melhores actuações da tarde. Se nos compridos esteve vulgar, brilhou depois nos curtos com a "VIAJANTE", mais impressionou no par a duas mãos cravado no meio da arena, montado num cavalo novo ao qual auguro um grande futuro, porque tem sitio e tem aquilo que não se pode ensinar que se resuma na maneira como chega ao público. Mais rodado e com uns ares de escola mais comfirmados vai ser um caso sério e uma preciosa ajuda e complemento para a Viajante...

Sónia Matias

Está uma SENHORA cavaleira, bem montada começa logo a marcar cada actuação nos compridos e na forma como recebe e lida os toiros.... Depois vêm os curtos em sortes bem desenhadas e com verdade, e por fim os remates das lides com o simpático cavalo arabe castanho....

João Moura Caetano

Esteve ao nivel do seu melhor. E o seu melhor é : 1º  "a boa equitação que se revela - na ausencia de martingalas, nas poucas vezes que leva as duas mãos ás rédeas, na ausencia de esteiras provocadas pelas esporas, no equilibrio dos cavalos a quase totalidade postos por si -, 2º -  no lidar num registo de repouso e lentidão de processos -, 3º- nos detalhes da lide em que cada recorte tem um fim que não a popularucha busca de aplausos -, 4º - a cravagem ao estribo ou pela frente deste-, 5º -  e como corolário de tudo isto surge a magia do temple e de desempenhos em que tudo tem razão de ser - começando pelas escolhas dos terrenos acabando nas baixadas de decontração aos cavals como recompensa que dá estes pela sua entrega.. Tourear devagar é muito dificil, mas os verdadeiros dos aficionados apreciam, porque esta é a essência do toureio...

Manuel Ribeiro Telles Bastos

Como sempre mostrou um toureio sério e clássico.As boas actuações com que terminou a temporada passada, têm continuação em 2013. Toureou com desenvoltura e saber, desenhando as sortes de forma correcta conseguindo bons ferros... Está um toureiro definido e com lugar cativo no panorama taurino nacional....

Marco Bastinhas


Continuou a apresentar um toureio de emoçãoe alegria, que o tem catapultado esta temporada para um patamar muito superior, assente na regularidade....
Definida que foi a sua linha de toureio, segue regularmente em velcidade de ponta....



Uma tarde regular para os Grupos de Santarém e do Aposento da Moita...

Uma palavra de simpatia para Bernardo Cardoso (Grp AP. Moita) que passados tantos anos a dar primeiras ajudas, teve a oportunidade de pegar de caras na sua terra, e esteve bem... Parabéns Bernardo....




Este é doido....


domingo, 28 de julho de 2013



Este vai levar...


Boa corrida na Lourinhã com praça cheia...



Excelentes actuações de Rui Salvador e Moura Caetano ( este de novo a brilhar com o ARAMIS:::) e um bom triunfo de Manuel Dias Gomes...


Ontem no Montijo



Ventura levou a multidão ao rubro, com a particularidade de ter repetido só três cavalos, dos treze utilizados nas duas últimas corridas que toureou em Portugal, o que diz bem do valor da sua quadra... O público compreendeu todo o seu esforço no 5º da ordem, manso e reservado ao qual Ventura acescentou o que o toiro não tinha...

Rui Fernandes esteve bem nos dois toiros, mas oi no seu segundo que conseguiu uma das mellore actuações dos últimos tempos...

Francisco Palha , correcto e com valor entusiasmou o público, mas a busca do triunfo num par a duas m-aos roubou-lhe uma noite rdonda..

Os Grupos do Montijo e de Alcochete brilharam sobretudo nas pegas executadas pelos respectivos cabos.
Uma palavra para o forcado Alves, 1º ajuda do Grp do Montijo, que esteve a grande nivel, e também para o bandarilhiro Alegrias pelo que se expôs a ajudar um forcado....



A força de uma mula....


sábado, 27 de julho de 2013



E esta ...


Hoje á noite - Corrida na Lourinhã...

Corrida TV NORTE - Apontamentos...



A corrida teve a chancela das organizações da Sociedade Campo Pequeno, e tinha como motivos de interesse, um curro bem apresentado de uma das ganadarias mais prestigiadas, um cartel com cavaleiros consagrados e jovens á procura de um posto de maior visibilidade e os grupos de forcados do Ribatejo e Vila Franca, que são dois dos grupos que atravessam melhor momento.

Não vou fazer uma critíca á corrida, que toda a gente viu, mas sim destacar o melhor e o pior desta corrida.

Os forcados estiveram bem na generalidade,  tendo os respectivos cabos aberto praça á moda antiga.
Quanto ao prémio havia dúvidas entre a pega de Marcio Francisco e a de Mario Gonçalves, tendo o juri decidido pela de Mário Gonçalves mas se tem decidido pelo forcado de Vila Franca também não era nenhum escandalo.
De destacar o grupo do Ribatejo que se afirma corrida após corrida, capitaneado por esse grande forcado que é João Machacaz...

Quanto aos cavaleiros, Bastinhas confirmou a excelente época em que está a comemorar 30 de alternativa, Rouxinol bailou com a mais feia ( o pior toiro) e esteve com insuperável entrega, Sónia Matias esteve ao nivel do que nos tem Habituado, Brito Paes brilhou com uma lide correcta e variada, com ferros de emoção, Duarte Pinto deu uma lição de Classicismo e verdade,  João Maria Branco arriscou confirmando todos o seu potencial.

Quanto ao prémio para a melhor lide discordo completamente. Quando o juri é constituido por aficionados ou criticos, pensa~se nas influências, quando como neste caso é constituido pelos cavaleiros pensa-se em quê ????... Para mim só pode ser ignorância ou interesses obscuros, do tipo: "não me interessa que este tipo brilhe..." ...
O prémio devia ser atribuído a Brito Paes ou Duarte Pinto, não tenho dúvidas... embora considere que Rouxinol esteve por cima do toiro, penso que a lide não foi a mais emplogante, reconhecendo eu que o cavaleiro de Pegões sem ovos não podia fazer omoletes, mas disso não têm os outros culpa....

Esta história dos prémios, enquanto não forem atribuídos com pontuações de vários itens, como as classificações da patinagem e da ginástica, fazem mal á FESTA...
A arte não pode ser avaliada aliatóriamente e muito menos por interesses...
Hoje em Montijo

Quer ver VENTURA sem Murubes ??? Vá hoje ao Montijo...

Arte, emoção, improviso, boa equitação e entrega... come este video documenta....

Ontem em "ENTRADAS"
 foi corrido um bom curro de PEGORAS

ARAMIS - Mais um cavalo que se destaca...


João Moura Caetano - mais um êxito, desta vez brilhando a grande altura no cavalo "ARAMIS".



Marcos Bastinhas -

Mostrou uma vez mais o bom momento que atravessa.



Ana Rita - Com o seu toureio alegre chegou ao público com força, tendo por isso sido atribuido um prémio... 

Os Grupos de Forcados de Évora e Cascais resolveram com solidez os problemas que lhe foram apresentados.