MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Golegã vista pela positiva...


A GOLEGÃ tem futuro!!!



A golegã tem efectivamente futuro.



 Aqueles que sempre foram á feira de S. Martinho continuam a ir, e muitos há que tomaram o gosto mais recentemente e que aderiram á tradição de forma incondicional. 
Os estrangeiros são cada vez em maior numero, tornando o certame mais cosmopolita, com o que isso tem de positivo, e os que se deslocam de outros países são mesmo apaixonados do cavalo.
O maior problema reside na falta de espaço, que na minha opinião se poderia resolver com a abertura de um novo espaço que poderia ser perto do "Equuspolis", espaço esse com outro tipo de atrações, um espaço, digamos assim "LIGHT". com o ambiente dos festivais de música do Verão (Paredes de Coura e Zambujeira do Mar por exemplo...) e que arrastaria mais jovens e assim se descongestionava o largo do Arneiro.

A tradição familiar da Golegâ...


Ver na Feira avós pais e netos, dá-nos a segurança de que tudo vai continuar. Esta foto do meu especial amigo Manuel André Jorge (Manuel Jorge de Nave de Haver) tirada este ano com o genro e os netos vestidos a rigor, é o exemplo vivo do que é cultivar a tradição, que neste caso se torna mais significativo por se tratar de um Beirão.


Eng. Lupi e Manecas Jorge com o neto mais novo a cavalo

  Dá-me alegria ver outras gerações a levarem os filhos mais novos á feira como foi o caso do Francisco Cortes, eu que me lembro de quando ele acompanhava o pai com a idade que hoje têm os filhos, criando nos miúdos o gosto e o respeito pela tradição, quase como se de uma religião se tratasse...

O ar feliz da malta nova na Golegã...
Esta paixão que muitos têm pela GOLEGÃ, assenta sobremaneira no convivio entre amigos que gostam de cavalos, e não devemos esquecer a função humanista desse local mítico, onde tantas vezes fizeram as pases amigos desavindos... 

Para mim, houve sempre casas a bem dizer quase sagradas, onde sempre sobressaiu a do meu amigo Mnecas por onde passam sempre as figuras Portuguesas, Espanholas e Francesas do mundo do cavalo, e onde toda a gente se sente como em casa. tal é o bem receber beirão da familia "JORGE"...